NÃO LIBEROU

Olivia Rodrigo detona ICE por usar música de ‘Guts’ para propaganda ‘racista’ de autodeportação

A Casa Branca e o DHS usaram “All-American Bitch” para incentivar americanos indocumentados a se autodeportarem

Tomás Mier

Olivia Rodrigo
Artista criticou uso de All-American Bitch em vídeo do DHS sobre autodeportação e chamou campanha de racista e odiosa (Foto: Erika Goldring/WireImage)

Olivia Rodrigo deixou claro que não está nada feliz com o governo Trump (e seu Departamento de Segurança Interna) usando sua música para promover suas políticas. Na sexta, a cantora pop detonou a Casa Branca e o DHS por postarem um vídeo sobre autodeportação usando uma de suas canções.

Um vídeo postado no Instagram na terça começava com a parte caótica e rock de sua favorita do Guts (2023) “All-American Bitch” mostrando clipes de agentes do ICE detendo imigrantes indocumentados com a legenda “Se o ICE te encontrar”, e depois imigrantes indocumentados aparentemente escolhendo se autodeportar com a parte mais suave e tranquila da música que segue.

“SAIA AGORA e se autodeporte usando o aplicativo CBP Home”, dizia a legenda da postagem do DHS. “Se você não fizer isso, enfrentará as consequências”.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Dept. of Homeland Security (@dhsgov)

Em um comentário que desde então foi deletado (embora não esteja claro se por Rodrigo ou pelo DHS), Rodrigo escreveu: “Nunca use minhas músicas para promover sua propaganda racista e odiosa”. Desde sua exclusão, fãs de Rodrigo têm copiado e colado sua mensagem original para lembrar os espectadores da posição de Rodrigo.

Em resposta ao pedido de comentário da Rolling Stone sobre o assunto, um porta-voz do DHS disse: “A América é grata o tempo todo aos nossos oficiais federais de aplicação da lei que nos mantêm seguros. Sugerimos que a Sra. Rodrigo os agradeça por seu serviço, e não menospreze seu sacrifício”.

Rodrigo tem sido uma voz alta contra as políticas de Trump e a abordagem racista à aplicação da imigração. Quando o ICE começou a mirar angelinos em batidas em massa em junho, Rodrigo compartilhou um story no Instagram condenando as deportações.

“Eu morei em L.A. a vida toda e estou profundamente chateada com essas deportações violentas dos meus vizinhos sob o governo atual”, escreveu Rodrigo. “L.A. simplesmente não existiria sem imigrantes. Tratar membros da comunidade que trabalham duro com tão pouco respeito, empatia e devido processo legal é horrível”.

Ela continuou: “Eu apoio a bela e diversa comunidade de Los Angeles e os imigrantes em toda a América. Eu defendo nosso direito à liberdade de expressão e à liberdade de protesto”.

Um representante de Rodrigo não respondeu imediatamente ao pedido de comentário adicional da Rolling Stone.

+++LEIA MAIS: Olivia Rodrigo pode salvar o álbum ao vivo?

+++LEIA MAIS: Olivia Rodrigo bancou terapia para toda a equipe durante turnê mundial

TAGS: donald trump, Olivia Rodrigo