VOCÊ SABIA?

A música do Kiss em que Eddie Van Halen fez a diferença

A pedido de Gene Simmons, guitarrista ajudou a gravar um dos singles da fase clássica da banda, lançado no álbum Love Gun, de 1977

Guilherme Gonçalves

Eddie Van Halen, do Van Halen, em 1979
Eddie Van Halen, do Van Halen, em 1979 - Foto: Paul Natkin / Getty Images

Além de ter feito história com a banda Van Halen, o guitarrista Eddie Van Halen também costuma ser lembrado por trabalhos e parcerias ao lado de outros nomes. A lista inclui Michael Jackson, Brian May (Queen), Black Sabbath e Roger Waters, entre outros.

Pouca gente se recorda, porém, que o saudoso músico, falecido em 2020, também contribuiu com o Kiss — embora não tenha sido creditado por isso.

De acordo com Gene Simmons, autor de “Christine Sixteen”, o guitarrista teve papel decisivo no desenvolvimento da música. Ela foi o primeiro single do álbum Love Gun, lançado em 1977.

O baixista e vocalista do Kiss diz ter convidado Eddie para ajudá-lo a terminar o esboço do que se tornaria a faixa.

Em entrevista à Rolling Stone EUA (via American Songwriter), Simmons relembrou como se deu a parceria:

“Por volta de 1977, eu escrevi ‘Christine Sixteen’ e outras duas músicas. Na volta do Japão, à 1h da manhã, liguei para o Eddie e o Alex (Van Halen) e disse: ‘Tenho algumas músicas — vocês querem me ajudar a gravar essas demos?’ E eles tocaram. O Eddie gravou o solo de ‘Christine Sixteen’ em uma única tomada.”

O Demon explicou, então, como fez para que Ace Frehley, guitarrista do Kiss, gravasse a versão final que entrou no álbum:

“Eu gostei tanto que fiz o Ace Frehley copiar nota por nota. Então, quando você ouve ‘Christine Sixteen’, é o solo do Eddie que você está ouvindo, mas copiado pelo Ace.”

“Christine Sixteen” chegou às posições de número 22 e 25 das paradas dos Estados Unidos e Canadá, respectivamente.

+++ LEIA MAIS: Documento confirma causa da morte de Ace Frehley
+++ LEIA MAIS: Filhos de Paul Stanley e Gene Simmons formam banda e anunciam single
+++ LEIA MAIS: O disco nada metal que deixou Ozzy e Van Halen obcecados na década de 80

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.
TAGS: Eddie Van Halen, gene simmons, kiss, van halen