A música do Kiss em que Eddie Van Halen fez a diferença
A pedido de Gene Simmons, guitarrista ajudou a gravar um dos singles da fase clássica da banda, lançado no álbum Love Gun, de 1977
Guilherme Gonçalves
Além de ter feito história com a banda Van Halen, o guitarrista Eddie Van Halen também costuma ser lembrado por trabalhos e parcerias ao lado de outros nomes. A lista inclui Michael Jackson, Brian May (Queen), Black Sabbath e Roger Waters, entre outros.
Pouca gente se recorda, porém, que o saudoso músico, falecido em 2020, também contribuiu com o Kiss — embora não tenha sido creditado por isso.
De acordo com Gene Simmons, autor de “Christine Sixteen”, o guitarrista teve papel decisivo no desenvolvimento da música. Ela foi o primeiro single do álbum Love Gun, lançado em 1977.
O baixista e vocalista do Kiss diz ter convidado Eddie para ajudá-lo a terminar o esboço do que se tornaria a faixa.
Em entrevista à Rolling Stone EUA (via American Songwriter), Simmons relembrou como se deu a parceria:
“Por volta de 1977, eu escrevi ‘Christine Sixteen’ e outras duas músicas. Na volta do Japão, à 1h da manhã, liguei para o Eddie e o Alex (Van Halen) e disse: ‘Tenho algumas músicas — vocês querem me ajudar a gravar essas demos?’ E eles tocaram. O Eddie gravou o solo de ‘Christine Sixteen’ em uma única tomada.”
O Demon explicou, então, como fez para que Ace Frehley, guitarrista do Kiss, gravasse a versão final que entrou no álbum:
“Eu gostei tanto que fiz o Ace Frehley copiar nota por nota. Então, quando você ouve ‘Christine Sixteen’, é o solo do Eddie que você está ouvindo, mas copiado pelo Ace.”
“Christine Sixteen” chegou às posições de número 22 e 25 das paradas dos Estados Unidos e Canadá, respectivamente.
+++ LEIA MAIS: Documento confirma causa da morte de Ace Frehley
+++ LEIA MAIS: Filhos de Paul Stanley e Gene Simmons formam banda e anunciam single
+++ LEIA MAIS: O disco nada metal que deixou Ozzy e Van Halen obcecados na década de 80