NOVO ÁLBUM

Thomas Raggi, guitarrista do Måneskin, anuncia álbum solo produzido por Tom Morello

Com oito faixas, o projeto de estreia do italiano chega às plataformas digitais no dia 5 de dezembro

Giovana Laurelli (@gii_laurelli)

Thomas Raggi em apresentação do Måneskin em 2023 (à esquerda) e Tom Morello em show de 2010 (à direita). (Fotos: Monica Schipper/Getty Images for Spotify e Tim Mosenfelder/Getty Images)
Thomas Raggi em apresentação do Måneskin em 2023 (à esquerda) e Tom Morello em show de 2010 (à direita). (Fotos: Monica Schipper/Getty Images for Spotify e Tim Mosenfelder/Getty Images)

Conhecido como guitarrista da banda italiana de rock Måneskin, Thomas Raggi anunciou seu disco de estúdio solo de estreia, intitulado Masquerade, recheado de participações de astros do rock. As oito faixas incluem a participação dos gigantes Tom Morello (Rage Against the Machine, Audioslave), Chad Smith (Red Hot Chili Peppers), Beck, Nic Cester (Jet), Alex Kapranos (Franz Ferdinand), Maxim, Hama Okamoto, Sergio Pizzorno (Kasabian), Matt Sorum, Luke Spiller e da cantora Upsahl.

Em nota à imprensa, Raggi afirma: “Este álbum é o resultado de muito trabalho e dedicação. Ele é movido pelo desejo de compartilhar minha história através da música e de explorar novas profundezas dentro de mim por meio da experimentação e da descoberta. Mas, ao mesmo tempo, tudo aconteceu de forma natural.” Sobre a colaboração com Morello, o guitarrista complementou: “No último ano, o Tom me envolveu inúmeras vezes em seus shows e iniciativas. Foi espontâneo pedir a ele que produzisse e ajudasse a estruturar meu projeto solo. Iniciar essa jornada foi realmente mágico e consolidou ainda mais nossa conexão musical. E o que aconteceu depois superou tudo o que eu poderia imaginar.”

Falando sobre a parceria, Tom Morello comentou: “Thomas e eu nos conectamos pelas nossas raízes italianas e pela paixão em comum pelo rock. Foi muito empolgante ver um guitarrista tão jovem e talentoso ser tão apaixonado pela música. Desde aquele primeiro encontro, planejamos colaborar e explorar ideias juntos. Para mim, este projeto é mais uma oportunidade de defender o rock’n’roll e mostrar que ele ainda importa. Vejo isso como uma forma de manter essa tradição viva.”

Sobre as colaborações, o italiano comentou: “Ver tantos ícones da música se unindo (com alguns que tive o prazer de conhecer durante a composição do álbum) me lembrou que a música não tem fronteiras — que é preciso seguir o instinto e a inspiração, ignorar regras impostas e simplesmente fazer o que se sente. A história do Måneskin me ensina isso, e agora tive a confirmação definitiva. Sinto como se aqueles que fizeram história na música colocassem a mão no meu ombro e dissessem: ‘Você está no caminho certo.’”

A banda Måneskin se encontra em hiato desde meados de 2024, e o guitarrista não é o primeiro integrante a se aventurar na carreira solo. O vocalista Damiano David lançou seu álbum solo de estreia em maio de 2025, e realizou no último sábado, 7, show único em São Paulo. Já a baixista Victoria De Angelis lançou seu primeiro single solo, “Get Up Bitch! Shake Ya Ass“, em agosto de 2024. Colaboração com Anitta, a faixa explora as habilidade de Victoria (nome artístico em carreira solo) como produtora, cantora e DJ, e rendeu reconhecimento para discotecagem da baixista. A artista se encontra em turnê pela Europa, e sua última passagem pelo Brasil foi com um set no Cine joia em 2024.

Tracklist de Masquerade:

  1. Getcha!” – com Nic Cester, Chad Smith e Tom Morello
  2. Keep The Pack” – com Matt Sorum e Tom Morello
  3. Lucy” – com Upsahl, Hama Okamoto e Chad Smith
  4. Cat Got Your Tongue” – com Sergio Pizzorno
  5. For Nothing” – com Matt Sorum
  6. You Spin Me Round (Like A Record)” – com Alex Kapranos
  7. The Ritz” – com Luke Spiller
  8. Fallaway” – com Maxim

+++ LEIA MAIS: Damiano David, do Måneskin, explica carreira solo: ‘Estava basicamente infeliz’ [ENTREVISTA]

+++ LEIA MAIS: O guitarrista a quem Tom Morello ‘deve a vida’

+++ LEIA MAIS: Damiano David e Dove Cameron: relembre a carreira do casal

Jornalista em formação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Giovana é apaixonada por música, filmes e a intersecção entre cultura e política. Já foi bailarina e canta em bandas de soul, rock e pop desde a pré-adolescência. É editora de Cultura e Entretenimento no Jornal Contraponto, veículo laboratorial impresso da PUC-SP. Na Rolling Stone, escreve sobre música, cinema e cultura pop.
TAGS: Måneskin, Thomas Raggi, tom morello