CANÇÃO POLÊMICA

A música que pode fazer Kanye West ser preso em São Paulo, segundo MP

Autoridades advertiram rapper e produtores do show sobre qualquer apologia ao nazismo feita enquanto Ye estiver no Brasil, para show que segue sem local confirmado

Pedro Hollanda

Kanye West em 2024
Kanye West em 2024 - Foto: Rachpoot / Bauer-Griffin / GC Images

O show de Ye (anteriormente conhecido como Kanye West) em São Paulo não tem local desde que a Prefeitura cancelou o contrato para uso do Autódromo de Interlagos. Se o evento ainda for em frente – já que continua marcado para 29 de novembro –, uma música em particular coloca o rapper em perigo de ser preso.

Segundo o site Metrópoles, o Ministério Público de São Paulo notificou o Policiamento de Choque para ter uma equipe a postos durante a apresentação, caso Ye toque “Heil Hitler”, lançada em maio. Como o título sugere, a letra contém uma exaltação ao líder nazista.

Caso isso ocorra, o artista será preso em flagrante por apologia ao nazismo. Já os produtores do evento, Guilherme Cavalcante e Jean Fabrício Ramos (Faublous Fabz), serão detidos por omissão.

O despacho da promotora Ana Beatriz Pereira de Souza Frontini foi publicado no dia 13 de outubro. No documento judicial, foi vetado que Ye cante ou divulgue “Heil Hitler” no país, além de usar camiseta com símbolo nazista, seja no show ou em qualquer outro momento de exposição pública no Brasil, incluindo as redes sociais.

Prefeitura tira Interlagos de Kanye West

A Prefeitura comunicou aos produtores do show que iam revogar o uso do Autódromo no dia 8 de outubro. Na época, os organizadores do evento disseram ser devido a problemas de logística relacionados ao GP do Brasil de Fórmula 1 e que estavam buscando por locais alternativos. Entretanto, na última sexta-feira, 7, o governo municipal confirmou ter cancelado o contrato pelo histórico de apologia ao nazismo do rapper.

Em declaração feita à imprensa (via G1) na última segunda-feira, 10, o prefeito Ricardo Nunes deixou claro que essa decisão não se aplica somente a Interlagos. Nenhum espaço controlado pelo município pode ser usado para o show.

Ele disse:

“Em equipamento público da prefeitura, ninguém que faça apologia ao nazismo vai tocar ou cantar nem uma palavra. Nós não aceitamos e vamos fazer tudo o que for necessário para que a gente não permita que ninguém que faça apologia ao nazismo tenha qualquer tipo de atividade na cidade de São Paulo.”

A resposta dos produtores

Os produtores do show, por sua vez, afirmaram novamente à Band na última terça-feira, 11, que o motivo dado pela Prefeitura foi relacionado a problemas de logística do Autódromo. Segundo Guilherme Flamínio, um dos sócios do evento, a equipe está procurando estádios na cidade para a data, mas nada foi fechado ainda.

Caso a apresentação seja cancelada, Flamínio prometeu que todos os ingressos serão estornados aos compradores. Ele ainda se defendeu de alegações sobre o evento ser um golpe. O produtor afirmou que a empresa já trabalhou em rodeios e outros eventos de grande porte, com investidores por trás da empreitada.

+++ LEIA MAIS: Por que show de Kanye West em SP não será mais em Interlagos
+++ LEIA MAIS: Yung Lean revela por que se afastou de Kanye West: ‘Eu já estive assim’
+++ LEIA MAIS: Kanye West se reúne com rabino e admite erros após comentários antissemitas

Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como IgorMiranda.com.br, Scream & Yell e Rock'n'Beats.
TAGS: Kanye West