É O QUE ELE DIZ

De Led a Anthrax: 5 bandas que tentaram ter Sammy Hagar, segundo o próprio

Substituto de David Lee Roth no Van Halen alega ter sido sondado para integrar bandas clássicas que vão de rock psicodélico a thrash metal

Pedro Hollanda

Sammy Hagar (Foto: Scott Dudelson/Getty Images for Stagecoach)
Sammy Hagar (Foto: Scott Dudelson/Getty Images for Stagecoach)

Sammy Hagar já teve muitas vidas no rock, seja como vocalista do Montrose, Van Halen, Chickenfoot ou artista solo. E mesmo assim existem avenidas não percorridas, de acordo com ele.

O cantor foi convidado recente do quadro “Does Rock ’n’ Roll Kill Braincells?!” do NME, durante o qual respondeu perguntas diversas sobre sua carreira. Em certo ponto da entrevista, ele listou bandas que lhe ofereceram o posto de vocalista — começando pelo Aerosmith.

Ele disse:

“Toda maldita banda que você já ouviu falar tentou me recrutar em algum ponto! Até quando Steven Tyler pirou e caiu do palco em 2009, Joe Perry e o empresário deles me ligaram e pediram para fazer uma turnê na América do Sul e nos Estados Unidos com eles. Comecei a fazer um setlist na cabeça de clássicos como ‘Livin’ On The Edge’. Aí pensei: ‘Eu sou louco? Não vou conseguir substituir um cara como Steven Tyler’.”

Aerosmith (Foto: Kevin Mazur / Getty Images)
Aerosmith em 2023 (Foto: Kevin Mazur / Getty Images)

Esse não foi o único grupo lendário que aparentemente tentou recrutar Hagar. Segundo o próprio, houve indagações a respeito de uma possível entrada para o Led Zeppelin.

“Quando Robert Plant e Jimmy Page estavam se estranhando, algumas pessoas na indústria estavam tentando me recrutar para ser o frontman do Led Zeppelin – uma das minhas bandas preferidas, mas eu prefiro morrer do que ter que substituir Robert Plant!”

Robert Plant, do Led Zeppelin, em 1975
Robert Plant, do Led Zeppelin, em 1975 (Foto: Michael Ochs Archives / Getty Images)

Outras três bandas que tentaram trazer Sammy Hagar

Outros grupos que perguntaram dos serviços do vocalista incluem o supergrupo Velvet Revolver (que uniu Scott Weiland, do Stone Temple Pilots, com membros do Guns N’ Roses), os gigantes do thrash metal do Anthrax e até mesmo o Grateful Dead. Este último parece particularmente estranho, mas o cantor atribuiu à amizade dele com o guitarrista e vocalista Bob Weir.

Entretanto, a resposta é sempre a mesma: Sammy já substituiu um vocalista lendário — David Lee Roth — e não quer que sua carreira seja resumida a isso. 

Hagar garante que prefere ser artista solo. O americano se refere às suas demissões do Montrose em 1975 e do Van Halen em 1996 como as melhores coisas que poderiam ter acontecido em sua vida. Logo, sem arrependimentos.

+++ LEIA MAIS: O supergrupo de hard rock que tentou trazer Slash, mas não conseguiu
+++ LEIA MAIS: O apelo de Sammy Hagar a Alex Van Halen: ‘Me deixa em paz’
+++ LEIA MAIS: Ouça música que Sammy Hagar diz ter composto em sonho com Eddie Van Halen

Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como IgorMiranda.com.br, Scream & Yell e Rock'n'Beats.
TAGS: Aerosmith, Anthrax, Bob Weir, grateful dead, joe perry, Led Zeppelin, Montrose, sammy hagar, steven tyler, van halen, velvet revolver