Festival Internacional de Cinema de Carazinho começa nesta quinta-feira (13)
Primeira edição do evento traz título como Ruas da Glória, Pasárgada e Um Lobo Entre os Cisnes na programação completamente gratuita
Henrique Nascimento (@hc_nascimento)
A partir desta quinta-feira, dia 13 de novembro, a cidade de Carazinho, no Rio Grande do Sul, recebe a primeira edição do Festival Internacional de Cinema de Carazinho, criado e dirigido por Yasmin Martins Mendes e Diego Esteve.
A primeira edição do festival tem como tema o “Pioneirismo Feminino: Enaltecendo Alice Guy-Blaché”, uma homenagem à inventora do cinema narrativo. Além da cineasta francesa, Adélia Sampaio, primeira diretora negra de um longa-metragem no Brasil, e Jayme Monjardim, por sua trajetória em trabalhar as histórias de grandes mulheres no cinema, também estão entre os homenageados.
Em uma programação totalmente gratuita, que se estende até a próxima quinta, dia 20 de novembro, o evento apresenta cerca de 40 produções, entre longas e curtas-metragens, incluindo Ruas da Glória, Pasárgada e Um Lobo Entre os Cisnes, selecionados a partir de 5 mil inscrições.
As sessões do festival acontecem no único cinema da cidade, o Cine Lúmine Carazinho (Avenida Flores da Cunha, 599 – Sala 6 – Centro – Carazinho/RS), aberto em maio deste ano, e no SESC Carazinho (Av. Flores da Cunha, 1224 – Centro, Carazinho – RS, 99500-000).
“Nosso objetivo é incentivar novas vozes, conectar talentos e fortalecer a cadeia produtiva do cinema em nível local, nacional e internacional. Seja você um cineasta emergente ou um nome consagrado, o Festival Internacional de Cinema de Carazinho é o espaço ideal para mostrar sua visão ao mundo. Meu desejo é levar de volta para a cidade o que ela me deu. Se hoje eu trabalho com cultura, muito disso veio da criação que eu tive em Carazinho”, conta Diego.
Com grandes ambições, a organização planeja realizar edições anuais do Festival Internacional de Cinema de Carazinho, expandindo-o para outras cidades, e ainda pensa em tornar o vencedor do prêmio de “Melhor Longa” automaticamente elegível para o Oscar, graças a Yasmin, que faz parte do comitê de elegibilidade.
“O Brasil vive em uma bolha, e é muito complicado furar essa bolha. Hoje a produção cultural é muito centrada em certas regiões, o que impossibilidade muitos jovens talentos de terem sucesso. O artista pode ser muito criativo, mas se ele não souber como chegar nas pessoas certas, essa criatividade nunca será vista. Então a gente quer levar o festival para cidades, encontrar esses talentos e construir meios para que eles possam ter sucesso em sua jornada”, explica a diretora criativa do projeto.
Conheça a programação e retire os ingressos para a 1ª edição do Festival Internacional de Cinema de Carazinho no site www.festivaldecarazinho.com.br ou a partir das redes sociais do evento:
Ver essa foto no Instagram
LEIA TAMBÉM: Celebrando 15 anos, Festival ANIMAGE inicia nova edição em Recife