FAÇA VOCÊ MESMO

Russ critica Roc Nation e sua divisão de receitas: ‘É uma loucura’

Rapper critica divisão 85/15 e questiona lógica de gravadoras ao lançar o serviço

Kadu Soares (@soareskaa)

Russ
Artista independente questiona modelo 85/15 da Roc Nation e aponta desequilíbrio de poder entre criadores e grandes estruturas da indústria musical (Foto: Mauricio Santana/Getty Images)

O rapper Russ criticou abertamente a nova plataforma de distribuição de música da Roc Nation, afirmando que aceitar uma divisão de 85/15 (artista/plataforma) apenas para “pressionar upload” é “loucura”. Em um tweet feito na segunda-feira, 17, Russ escreveu:

“Uma divisão 85/15 para apertar ‘upload’ é loucura. Grandes gravadoras também tiram 15% de distribuição por cima, então parece que eles simplesmente modelaram o negócio com base nisso. Se você é um artista, isso não faz sentido se inscrever, na minha opinião”.

A insatisfação de Russ com a indústria não é de hoje. Em 2023, após o lançamento de seu álbum Santiago (2023), ele acusou o sistema de charts de subestimar suas vendas e favorecer “bundles” de mercadorias das grandes gravadoras. “Esses números e charts são feitos”, declarou.

Para o artista, a nova oferta da Roc Nation surge em momento inoportuno: com uma divisão desigual e sem garantias claras de suporte e transparência, ele acredita que somente beneficia quem já está no topo e reforça o desequilíbrio de poder entre criadores independentes e as grandes estruturas.

Independente, incisivo e consciente, esse é Russ

Russ construiu sua carreira fora do modelo tradicional das grandes gravadoras. Nascido em Nova Jersey, criado em Atlanta, ele se tornou conhecido por produzir, mixar, escrever e se autopublicar, um modelo de negócio que prioriza autonomia.

Em 2025, Russ lançou o álbum W!LD (2025), de 19 faixas, pelo selo independente Diemon, outro projeto que ele controla do conteúdo ao modelo de distribuição e remuneração.

Para Russ, a discussão vai além de números: trata-se de justiça, transparência e autonomia. Sua crítica lança luz sobre o fato de que plataformas, serviços de distribuição e gravadoras estão continuamente se adaptando e, muitas vezes, mantendo estruturas que favorecem o capital e o poder sobre o talento. Ao mesmo tempo, o lançamento de W!LD mostra que ele continua ativo e produtivo, não apenas reclamando, mas criando e seguindo seu caminho.

+++LEIA MAIS: Drake prepara turnê global em 2026 com a Live Nation após mudança de agência

+++LEIA MAIS: Denzel Curry dispara contra o rap comercial: ‘nada é interessante’

Kadu Soares é formando em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, passa o dia consumindo música, esportes, filmes e séries. Possui um perfil no TikTok e um blog no Substack, onde faz reviews de projetos musicais.
TAGS: roc nation, Russ