O preocupante sinal de que saúde de Ritchie Blackmore estaria piorando
Blackmore’s Night, banda liderada pelo guitarrista ex-Deep Purple e Rainbow junto da esposa Candice Night, teve de adiar turnê em função de “questões médicas”
Igor Miranda (@igormirandasite)
Nos últimos anos, o Blackmore’s Night reduziu bastante o ritmo em turnê. O projeto do guitarrista Ritchie Blackmore (ex-Deep Purple e Rainbow) com sua esposa, a cantora Candice Night, se apresenta somente nos Estados Unidos, país onde o casal reside.
Como revelado antes, a situação ocorre devido a problemas de saúde com os quais Blackmore lida. E, ao que tudo indica, a condição do músico parece estar piorando.
Uma nota oficial publicada na última terça-feira, 18, anunciou o adiamento de todas as datas da atual turnê americana do Blackmore’s Night. Anteriormente, duas datas já haviam sido suspensas, de modo separado; agora, outros dois compromissos restantes também deixarão de ocorrer nas datas originais.
A razão apresentada foi a mesma em todos os comunicados: “questões médicas”, sem especificação de integrante ou doença em si. Imagina-se, porém, que esteja relacionado a Ritchie, por todo o histórico que o envolve.

Em entrevista recente à TotalRock transcrita pelo Blabbermouth (via site Igor Miranda), Candice Night contou que o marido sofreu um ataque cardíaco há cerca de dois anos, o que impossibilita viagens de avião. O músico também sofre de problemas nas articulações, como gota. A artista disse:
“Ritchie foi informado por seu cardiologista que não pode entrar em um avião. Ele teve um ataque cardíaco há cerca de um ano e meio. Ele tem seis stents. Não posso acreditar que ele fará 80 anos em 14 de abril, o que é loucura. Não parece que ele tem essa idade, mas as questões médicas acabam aparecendo. Então precisamos mantê-lo feliz e saudável. E ele está lidando com gota e algumas coisas de artrite, além dos problemas em suas costas.”
A cantora de 54 anos reconhece as limitações do marido no que diz respeito à realização de turnês. Entretanto, ela pontua: “já vi pessoas mais jovens do que ele em cadeiras de rodas no palco”. Em suas palavras, o guitarrista não quer ser visto de forma debilitada — raciocínio refutado por sua própria esposa.
“Vejo de outro jeito. Da perspectiva de fã, acho que as pessoas ficariam felizes em estar no mesmo lugar que ele e ouvi-lo tocar, independentemente de qualquer coisa. Temos essa discussão o tempo todo [risos]. Mas ele foi recentemente ao cardiologista e eles disseram: ‘vamos deixar as viagens de avião de lado’.”
Ritchie Blackmore nos últimos anos
Apesar da mudança na agenda, o Blackmore’s Night nunca foi um projeto de muitos shows. Além disso, as apresentações seguem ocorrendo: uma turnê foi realizada entre junho e julho do ano passado e outra está agendada para este mês e o próximo. O álbum mais recente do duo de música renascentista, Nature’s Light, saiu em 2021.
As atividades finais de Ritchie Blackmore no rock aconteceram junto a uma breve reunião do Rainbow, entre 2016 e 2019. Na ocasião, o guitarrista tocou junto de uma formação totalmente reformulada, com destaque à presença do chileno Ronnie Romero nos vocais.
Rolling Stone: os 250 maiores guitarristas da história
Os 250 maiores guitarristas da história reunidos em uma Edição de Colecionador exclusiva da Rolling Stone Brasil. Eric Clapton, Jimi Hendrix, Jimmy Page e muitos outros guitarristas que marcaram a história do rock nas últimas décadas. Garanta já o seu exemplar pelo site lojaperfil.com.br.
Ver essa foto no Instagram
+++ LEIA MAIS: A opinião de Ritchie Blackmore sobre George Harrison
+++ LEIA MAIS: “M*rda”: A crítica de Ritchie Blackmore à música atual
+++ LEIA MAIS: A música do Deep Purple mais difícil de se cantar segundo Ian Gillan
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram