AMOR À PLATEIA

O aspecto no público do Metallica que ainda surpreende James Hetfield

Banda produziu recentemente o documentário ‘Metallica Saved My Life’, que celebra a diversidade dos seus fãs espalhados pelo mundo

Pedro Hollanda

James Hetfield, frontman do Metallica (Foto: Jim Bennett / Getty Images)
James Hetfield, frontman do Metallica (Foto: Jim Bennett / Getty Images)

Metallica é uma das maiores bandas de rock do planeta há décadas. Tamanha popularidade duradoura leva a um fenômeno que surpreende James Hetfield.

Em entrevista ao programa CBS This Morning (via Guitar), o frontman do grupo de metal discutiu o que lhe faz ainda ter paixão pela profissão. Sua resposta é a paixão dos fãs — e o fato de existirem várias gerações do público.

Ele falou:

“Eu consigo ver três gerações de pessoas se abraçando. A última coisa que eu queria quando moleque era ir num show com meu pai ou meu avô. Mas eu vejo isso acontecendo na plateia. Tem crianças pequenas na frente, gente idosa na frente, cadeirantes na frente… É uma mistura de origens, histórias e pessoas. A gente junta muitos excluídos pelo planeta e transformamos todo mundo em uma família. Criamos energia que nos ajuda a aguentar a vida.”

James Hetfield e Lars Ulrich durante show do Metallica em 2023 - Foto: Scott Legato / Getty Images
James Hetfield e Lars Ulrich durante show do Metallica em 2023 (Foto: Scott Legato / Getty Images)

Tal senso de comunidade entre o público do Metallica é um elemento muito importante para a banda. Chegou ao ponto de o grupo produzir o documentário Metallica Saved My Life, exibido em festivais de cinema. Dirigido por Jonas Åkerlund, o filme entrevista fãs de todo o mundo sobre como o grupo lhes deu um senso de identidade e esperança.

Durante um painel após exibirem o longa no Mill Valley Film Festival em outubro, Lars Ulrich ecoou as palavras de Hetfield sobre a diversidade e continuidade do público. A banda queria celebrar quem os celebra.

O baterista disse:

“A gente pensou que celebrar os fãs, a diversidade, o senso de comunidade que todos trazem seria algo incrível. Pegar a câmera sempre apontada pra gente e virar 180 graus, para ao invés de nós, celebrar os fãs de verdade.”

Metallica Saved My Life

Metallica Saved My Life foi exibido especialmente em cidades que sediaram passagens da turnê M72, a mais recente da banda. Entretanto, essas sessões foram de uma versão incompleta do filme. Ainda não há previsão de lançamento oficial do documentário completo.

+++ LEIA MAIS: Os 5 discos que passaram mais tempo na parada dos EUA
+++ LEIA MAIS: A música do Metallica que não foi feita para ser da banda
+++ LEIA MAIS: A rara banda a ganhar homenagem de James Hetfield no Instagram do Metallica

Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como IgorMiranda.com.br, Scream & Yell e Rock'n'Beats.
TAGS: james hetfield, Lars Ulrich, Metallica