DEFENDEU

SZA denuncia racismo e misoginia contra Cynthia Erivo após ataques na internet

Cantora criticou a reação do público após a estrela de Wicked proteger Ariana Grande de um fã invasor, apontando estereótipos que pintam mulheres negras como agressivas

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

SZA denuncia racismo e misoginia contra Cynthia Erivo após ataques na internet
SZA denuncia racismo e misoginia contra Cynthia Erivo após ataques na internet - CRÉDITO: Chris Haston/WBTV via Getty Images

A cantora SZA usou as redes sociais nesta sexta-feira, 28, para fazer uma defesa contundente da atriz Cynthia Erivo, denunciando a onda de preconceito que a estrela de Wicked vem enfrentando durante a turnê de divulgação do filme.

O comentário de SZA surgiu em resposta à repercussão de um incidente ocorrido na Universal Studios em Singapura. Durante a passagem pelo tapete vermelho, um homem pulou a barreira de segurança e agarrou Ariana Grande. Enquanto a cantora ficou paralisada em choque, Erivo agiu rapidamente, empurrando o invasor para longe antes que a segurança o removesse.

Embora tenha protegido a colega, a atitude de Erivo gerou memes nas redes sociais que a caracterizaram como “guarda-costas” de Grande. As piadas contrastavam a imagem de Ariana como frágil e delicada com a de Cynthia como bruta, alimentando estereótipos racistas históricos que desumanizam mulheres negras.

SZA respondeu a um vídeo que analisava esses tons racistas nos memes, concordando que se trata de um caso de “misogynoir clássico”. O termo misogynoir, utilizado pela cantora, é um conceito acadêmico e ativista criado para descrever a intersecção específica entre racismo e misoginia direcionada exclusivamente a mulheres negras.

“É Misogynoir CLÁSSICO! NADA MAIS!!!”, escreveu a cantora. “Não consigo acreditar que isso seja abertamente uma coisa em 2025”, completou, expressando sua frustração com a persistência desses preconceitos que insistem em pintar mulheres negras como inerentemente agressivas ou serviçais em comparação a mulheres brancas.

FONTE: NME

LEIA TAMBÉM: Liam e Noel Gallagher se deram bem na turnê do Oasis? Tecladista responde

Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: Cynthia Erivo, SZA, Wicked