OPINIÃO

Kleber Mendonça Filho não quer fazer filmes para o streaming: ‘Melhor nos cinemas’

Segundo o cineasta, “as pessoas dizem para nunca dizer nunca, mas eu não me vejo fazendo um filme apenas para o streaming”

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Kleber Mendonça Filho não quer fazer filmes para o streaming: 'Melhor nos cinemas' (Foto: Dia Dipasupil/WireImage)

Diretor de O Agente Secreto, candidato do Brasil ao Oscar 2026, Kleber Mendonça Filho não pretende dirigir filmes para streamings. Durante passagem pelo Marrakech International Film Festival, o Festival Internacional de Cinema de Marrocos, o cineasta afirmou que, apesar de “as pessoas dizerem para nunca dizer nunca, (…) eu não me vejo fazendo um filme apenas para o streaming”.

“Acho que não me concentraria no que tenho que fazer se soubesse que o resultado final seria exibido pela primeira vez numa plataforma de streaming”, completou Mendonça Filho.

Ele ainda contou que diversas pessoas confessaram terem assistido ao seu primeiro longa, O Som ao Redor, de 2012, em 17 partes: ‘Tá tudo certo assisti-lo em 17 partes. Porém, de certa forma, eu sei que aquele filme teve o seu melhor momento nos cinemas”, afirmou.

Kleber Mendonça Filho defende a ida ao cinema: “Estamos vivendo uma crise”

Durante o evento, Mendonça Filho ainda disse que “nós estamos vivendo uma crise na questão de ir ao cinema, mas eu acho que a cultura do streaming e também com a pandemia [da Covid-19], as regras mudaram.”

“Sempre foi muito claro que, para assistir a um filme, você iria vê-lo no cinema. Bem, isso não é mais tão claro. Eu acredito que isso esteja afastando muito as pessoas da experiência de ir ao cinema”, continuou. “A indústria, especialmente em Hollywood, realmente precisa criar um limite se ela quiser manter as pessoas indo ao cinema.”

Mendonça Filho ainda sugeriu que “os filmes devem ser lançados no streaming três ou quatro meses” após a sua passagem pelos cinemas e citou O Agente Secreto como exemplo:

“Agora que O Agente Secreto está nos cinemas no Brasil, nós deixamos bem claro que esse filme ficará nos cinemas por alguns meses e, apenas mais tarde, irá chegar ao streaming em algum momento. Se você mandar essa mensagem, se você deixar claro, as pessoas irão [ao cinema], e é isso que está acontecendo no Brasil agora”, completou.

Kleber Mendonça Filho rebate falas de CEO da Netflix

Ainda no assunto, Mendonça Filho rebateu as falas de Ted Sarandos sobre as mudanças no consumo de filmes. Segundo o CEO da Netflix, que deve adquirir a Warner Bros. Discovery em breve, “não há nenhuma razão para acreditar que o filme em si é melhor em qualquer tamanho de tela para todas as pessoas. Meu filho é um editor e ele assistiu a Lawrence da Arábia [clássico de David Lean] no celular dele”.

“Eu vou continuar garantindo em contrato uma janela de, pelo menos, três meses para meus filmes, podendo a janela ser aumentada ou diminuída em comum acordo. Se as salas de cinema começarem a fechar, meu filme será exibido exclusivamente nas que irão permanecer, e nos países que defenderem frontalmente a experiência de ir ao cinema”, afirmou.

“O streaming é uma nova e espetacular forma de ver filmes, mas o streaming não pode ter o poder de acabar com a cultura da sala de cinema. São os cinemas que constroem o caráter e a história de um filme”, completou Mendonça Filho. Confira o comunicado completo:

Qual é a história de O Agente Secreto?

Em O Agente Secreto, Marcelo (Wagner Moura, Guerra Civil) é um professor universitário que, procurado por atividades subversivas, foge para Recife. No entanto, ao chegar na cidade, onde acredita que está seguro até conseguir fugir do país com o filho pequeno, ele descobre que está jurado de morte por um antigo desafeto.

Além de Moura, o elenco de O Agente Secreto ainda conta com Maria Fernanda Cândido (Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore), Gabriel Leone (Senna), Alice Carvalho (Cangaço Novo), Isabél Zuaa (O Nó do Diabo), Rubens Santos (Aquarius), Udo Kier (Bacurau), Thomás Aquino (DNA do Crime), Suzy Lopes (Paloma), Buda Lira (Mais Pesado É o Céu), Carlos Francisco (Marte Um), Wilson Rabelo (Bandida: A Número Um) e Laura Lufési. Assista ao trailer da novidade a seguir:

FONTE: Variety

LEIA TAMBÉM: Onde assistir aos filmes de Kleber Mendonça Filho, diretor de O Agente Secreto?

Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, em São Paulo, Henrique Nascimento começou como estagiário na Veja São Paulo e passou por veículos como SBT, Exitoína, Yahoo! Brasil e UOL antes de se tornar coordenador do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: kleber mendonça filho, O Agente Secreto