MINA DE OURO

A fortuna que Mariah Carey embolsa todo ano com hit natalino

Lançada há três décadas, canção ‘All I Want for Christmas Is You’ resiste ao teste do tempo e continua gerando milhões de dólares em royalties

Guilherme Gonçalves

Mariah Carey (Foto: Ellen Artie/@ellenartie)
Mariah Carey em show no The Town 2025, em São Paulo, Brasil (Foto: Ellen Artie/@ellenartie)

Desde seu lançamento em 1994, o hit natalino “All I Want for Christmas is You”, de Mariah Carey, se tornou um dos favoritos para a temporada de festas de fim de ano, sobretudo nos Estados Unidos.

Apesar de ter sido composta há três décadas, a canção resiste ao teste do tempo. Costuma embalar essa época do ano, seja nas rádios, lojas de departamento ou mesmo em confraternizações na noite de Natal.

O resultado disso? A faixa continua gerando uma fortuna anual em royalties para a diva pop americana.

De acordo com dados da Forbes e The Economist (via Independent e Daily Mail), Mariah Carey ganha entre 2,5 e 3 milhões de dólares (aproximadamente entre R$ 12,2 e R$ 14,6 milhões, na cotação atual) por ano com o hit natalino.

“All I Want for Christmas is You” é a música de Natal mais ouvida nas plataformas de streaming em todos os tempos. Gerou mais de 60 milhões de dólares até 2017, segundo estimativa do The Economist.

Mariah Carey, a rainha do Natal

O sucesso da música é tão garantido que, em novembro de cada ano, Mariah Carey compartilha um vídeo nas redes sociais informando seus seguidores que a temporada de festas pode começar.

Neste ano, por exemplo, a diva pop apareceu repreendendo um elfo por roubar seu batom, cantando a frase “chegou a hora” em tom agudo antes de sair em um trenó.

Em declaração destacada pelo Independent, ela comenta:

“É impressionante para mim que ‘All I Want for Christmas is You’ tenha perdurado por diferentes eras da indústria musical.”

Mais sobre a música

“All I Want for Christmas Is You” foi lançada no quarto álbum de estúdio de Mariah Carey e o primeiro com viés natalino, Merry Christmas (1994).

O hit foi feito em parceria entre a diva pop e o compositor e produtor Walter Afanasieff.

+++ LEIA MAIS: Todos os 15 álbuns de Mariah Carey, do pior ao melhor, segundo Rolling Stone
+++ LEIA MAIS: Mariah Carey não gosta que outros artistas cantem suas músicas
+++ LEIA MAIS: A resposta de Mariah Carey às críticas por não dançar em shows

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.
TAGS: Mariah Carey