GARIMPANDO VINIL

A cantora brasileira que Rosalía fez questão de comprar disco no Rio

Artista catalã fez um tour cultural pelo centro da Cidade Maravilhosa e foi flagrada com um importante LP da música nacional

Guilherme Gonçalves

Rosalía em 2025 (Foto: Hanna Lassen / Getty Images)
Rosalía em 2025 (Foto: Hanna Lassen / Getty Images)

A cantora espanhola Rosalía transformou sua recente passagem pelo Brasil, originalmente programada para divulgar seu novo álbum, Lux (2025), em um verdadeiro tour cultural pelo Rio de Janeiro.

A artista catalã, que realizou um evento de audição exclusivo de seu disco no último domingo, 30, aproveitou os dias seguintes para explorar a capital fluminense. No período, demonstrou interesse pela música e pelos costumes locais.

Um ponto interessante de seu passeio foi registrado na segunda-feira, 1º. Rosalía foi flagrada no centro da cidade carregando uma aquisição especial: o álbum Em Pleno Verão (1970), de Elis Regina (via Estadão e g1).

O disco conta com diversas composições de gigantes da música brasileira, como Roberto Carlos, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Tom Jobim.

Rosalía também foi vista usando uma blusa do Brasil e comendo pipoca de rua. Ainda almoçou em uma churrascaria no bairro do Flamengo e saboreou a tradicional caipirinha.

Rosalía e a audição de Lux no Rio de Janeiro

O evento para audição de seu disco novo, Lux, foi realizado aos pés do Cristo Redentor, outro ponto turístico tradicional do Rio. Na ocasião, a cantora espanhola reuniu cerca de 30 fãs selecionados pela gravadora e algumas celebridades nacionais (via O Globo).

Em um vídeo publicado por uma fã nas redes sociais é possível ver Rosalía exaltando a beleza do Rio e agradecendo pelo carinho brasileiro. Ela diz:

“Como estão? Obrigada por virem compartilhar. Obrigada por estarem aqui esta noite. Me sinto muito agradecida de que aqui no Brasil sempre me tenham acolhido com tanto carinho. Estou muito feliz de ver todos vocês aqui, de poder ter compartilhado este momento. O Cristo Redentor… não há um lugar mais especial e mais mágico em que pudéssemos fazer isso. Então, muito obrigada. E muitos beijos e muito carinho para todos”

Lux é o quarto álbum de estúdio de Rosalía e foi gravado com a Orquestra Sinfônica de Londres. Em resenha para a Rolling Stone Brasil, a jornalista Daniela Swidrak escreveu:

“Por baixo de toda a teatralidade operística, Lux também é profundamente pessoal. Algumas músicas fazem referência clara a um relacionamento que não deu certo e as fases de dor, conformidade, a busca por algo maior e enfim a superação. Estaria ela fazendo referência ao seu ex-noivo Rauw Alejandro? As entrelinhas sugerem que sim. […] Sim, Lux é um disco dramático. É introspectivo. Talvez as pessoas sintam falta de faixas mais dançantes, mas carrega uma dança na alma, aquele tipo de movimento interno que faz fechar os olhos e balançar a cabeça mesmo quando se está sozinho no quarto. […] É, simplesmente, um dos álbuns mais ousados e extraordinários já feitos por qualquer artista pop na história recente. Um disco feito sem fórmulas prontas, que vai redefinir conversas sobre música pelos próximos anos.”

+++ LEIA MAIS: 7 mulheres que inspiraram Rosalía na criação de Lux
+++ LEIA MAIS: Rosalía revela que vive com TDAH e diz que isso ‘ajuda na criatividade’
+++ LEIA MAIS: Rosalía critica ‘cultura do cancelamento’ e defende mais perdão

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.
TAGS: elis regina, rosalía