LANÇAMENTO

Björk anuncia novo álbum e exposição imersiva para 2026

Exposição “echolalia”, em Reykjavík, revela que música inédita da islandesa está em desenvolvimento

Kadu Soares (@soareskaa)

Björk
Foto: Santiago Felipe/Redferns para ABA

A artista islandesa Björk prepara um retorno criativo para 2026. Além de indicar que um novo álbum está a caminho, ela confirmou uma grande exposição imersiva para o verão de 2026 em sua terra natal. A mostra, intitulada echolalia, acontecerá na Galeria Nacional da Islândia, durante o Reykjavík Arts Festival, com abertura marcada para 30 de maio de 2026.

A exposição ocupará todas as galerias do museu e trará três instalações imersivas assinadas por Björk em parceria com o artista britânico James Merry. Duas dessas obras já têm nome e histórico: Ancestress e Sorrowful Soil, ambas originadas do álbum de 2022 da artista, Fossora (2022), e criadas como homenagem à sua mãe, a ambientalista falecida Hildur Rúna Hauksdóttir.

Mas o que realmente despertou a atenção global foi a terceira e misteriosa instalação. A publicação de divulgação diz que ela será “uma nova obra baseada na música de seu próximo álbum, atualmente em desenvolvimento”. Confira:

Após encerrar a turnê de Cornucopia em 2023 e lançar o filme-concerto homônimo em 2025, Björk parece pronta para dar um passo adiante, mesmo que a proposta de echolalia não seja inédita para Björk, tendo em vista que, ao longo da carreira, ela já fundiu música, arte visual, performance e tecnologia. Entretanto, essa mostra promete ser uma das mais ambiciosas.

Entre silêncio, turnês e o espaço entre discos

Desde o lançamento de Fossora, Björk passou por um período marcado por shows, turnê, reflexões e reconfigurações artísticas. Junto dele, veio a Cornucopia Tour, que misturava performance, teatro e sonoridade experimental, encerrada em 2023.

Em 2025, a artista lançou o filme-concerto e álbum ao vivo Apple Music Live: Björk (Cornucopia), um registro daquela fase, e lançou o single beneficente “Oral”, com Rosalía, além de manter seu engajamento em causas ambientais e culturais. Mas até agora, não se falava de um disco novo.

+++LEIA MAIS: Björk pede libertação de amiga musicista detida após missão humanitária em Gaza

+++LEIA MAIS: Björk não gosta dos Beatles: ‘Decidi que não era música boa’

Kadu Soares é formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, possui um perfil no TikTok e um blog no Substack, onde faz reviews de projetos musicais.
TAGS: björk