‘Cyclone’, destaque na 49ª Mostra de Cinema de SP, estreia nos cinemas
Com Luiza Mariani e grande elenco, longa acompanha a luta de uma escritora para ter sua voz reconhecida enquanto artista e mulher
Redação
Cyclone, filme exibido na 49ª Mostra de Cinema de São Paulo, que conta com a direção de Flavia Castro (Deslembro), a partir do roteiro de Rita Piffer, e estrelado pela atriz Luiza Mariani (Todas as Canções de Amor) como a personagem-título, estreou nos cinemas de todo o país nesta quinta-feira, 4 de dezembro. Saiba mais:
Qual é a história de Cyclone?
Na trama, Daise (Mariani) é uma operária que divide seu tempo entre o trabalho em uma gráfica, onde garante seu sustento, e sua paixão pela dramaturgia. Quando ganha uma bolsa para estudar teatro em Paris, logo descobre que o maior obstáculo para realizar seus sonhos é ter nascido em um mundo onde as mulheres sequer são donas do próprio corpo.
Cyclone é livremente inspirado na história real da escritora Maria de Lourdes Castro Pontes, conhecida como Miss Cyclone, única mulher a participar do “O Perfeito Cozinheiro das Almas Deste Mundo”, diário coletivo da garçonnière mantida por Oswald de Andrade, no centro de São Paulo, na década de 1910. O filme, porém, reimagina essa personagem a partir de uma perspectiva contemporânea, feminina e feminista, graças ao trabalho de uma equipe formada majoritariamente por mulheres.
Quem mais está no elenco de Cyclone?
Além de Luiza Mariani, que interpretou a protagonista no teatro e há 20 anos trabalhava para levá-la para as telonas, o elenco de Cyclone ainda conta com Eduardo Moscovis (Ela e Eu), Karine Teles (Benzinho), Luciana Paes (Sinfonia da Necrópole), Magali Biff (Pela Janela), Rogerio Brito (Um Ano Inesquecível – Primavera) e Ricardo Teodoro (Baby). Assista ao trailer:
LEIA TAMBÉM: ‘Cyclone’ é gesto político de resgatar e reinventar uma mulher apagada da história