IA NO COUNTRY

Este compositor diz que músicas de IA deveriam ser rotuladas

“As pessoas deveriam saber se o que estão ouvindo é uma voz humana ou não,” diz Breland em novo episódio do podcast Nashville Now

Joseph Hudak

Breland
Foto: Jason Kempin/Getty Images

O uso de IA na composição musical está avançando rapidamente, e isso inclui Nashville, onde a conexão humana e a ideia de “três acordes e a verdade” sempre foram parte do tecido das canções country. Breland, o compositor e cantor por trás de sucessos como “My Truck”, diz que a tecnologia saiu do controle. E ele é categórico de que os ouvintes deveriam estar cientes de exatamente o que estão ouvindo.

“As pessoas deveriam saber se o que estão ouvindo é uma voz humana ou não. Isso deveria ser obrigatório,” diz Breland em uma nova entrevista no podcast Nashville Now da Rolling Stone.

Ele está preocupado que artistas humanos estejam sendo apagados pela tecnologia, que usa vastos recursos ambientais para operar.

“A IA está fora de controle. Se você está tentando resolver crises globais e está usando IA para fazer isso, tenho certeza de que provavelmente poderíamos justificar. Qualquer outra coisa, estamos apenas destruindo o planeta,” diz ele. “Quando se trata de IA e música, para mim, a música é uma experiência tão inerentemente humana… Então, se vamos pegar algo que os humanos têm feito exclusivamente há dezenas de milhares de anos, e que é tão fundamental quanto é… como diabos ficaríamos confortáveis com esse processo sendo automatizado, e tirando a humanidade dele?”

Mas Breland não está apenas criticando o uso de IA. Ele está oferecendo uma forma de usá-la com responsabilidade.

“Minha proposta é a seguinte: Primeiro, acho que músicas de IA deveriam ser rotuladas como tal. E segundo, acho que a receita das músicas de IA deveria ir para bolsas de estudo e subsídios para criativos emergentes,” diz ele. “Você vai ganhar dinheiro com algo que não fez? Você não é um compositor, então se você não é um compositor, e não é um produtor e não é um artista, então acho que você não deveria ter direito a direitos autorais sobre uma música.

“E se quem quer que seja que está lançando essa música não é humano e não pode realmente ganhar esse dinheiro,” ele continua, “esse dinheiro deveria ser distribuído para pessoas reais que querem fazer algo bom com ele.”

Durante seu episódio no Nashville Now, Breland opina sobre outras questões polêmicas na música country, incluindo a diversidade em Nashville e a decisão de Keith Urban de fazer um show privado em Mar-a-Lago. Assista ao episódio completo abaixo.

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