A infeliz declaração de Gene Simmons sobre a morte de Ace Frehley
Cantor e baixista do Kiss especulou ao dizer que guitarrista faleceu devido a “decisões ruins” e completar que “cair da escada não mata”
Igor Miranda (@igormirandasite)
É de conhecimento público que Ace Frehley não estava em bons termos com os remanescentes do Kiss, Gene Simmons e Paul Stanley, quando faleceu, em outubro, aos 74 anos. O guitarrista original do grupo teceu críticas em entrevistas a ambos, que também falavam mal do ex-colega na imprensa.
Simmons, em especial, costumava abordar os vícios de Frehley, que por décadas lidou com a dependência química, mas declarava estar sóbrio desde 2006. E mesmo após a morte do colega, o cantor/baixista continuou a citar essa questão ao colocar em dúvida a causa do óbito.
Em entrevista ao New York Post, Gene atribuiu o falecimento a “decisões ruins”, pois “recusou conselhos de pessoas que se importavam com ele para tentar mudar seu estilo de vida”. Todavia, a causa determinada oficialmente pelo Instituto Médico Legal responsável — desconsiderado o exame toxicológico, cujo resultado ainda não foi divulgado — nada tem a ver com isso: os legistas apontam que Ace sofreu um traumatismo craniano causado por uma queda da escada de sua casa.
“Ele recusou conselhos de pessoas que se importavam com ele — inclusive eu — para tentar mudar seu estilo de vida. Ele vivia tomando decisões ruins. Não sou médico, mas cair da escada não mata. Pode ter havido outros problemas, e isso parte o meu coração. O mais triste é que, infelizmente, colhemos o que plantamos. Isso parte o meu coração.”

No Brasil, quedas domésticas são a terceira principal causa de mortalidade entre pessoas com mais de 65 anos. De acordo com o Ministério da Saúde (via BBC e site Igor Miranda), esse tipo de acidente levou 70.516 idosos a óbito entre 2013 e 2022. O número, inclusive, praticamente dobrou em uma década: foram 4.816 em 2013 e 9.592 em 2022.
Ace Frehley tinha problemas com equilíbrio
Além da recorrência da causa da morte oficialmente anunciada, Ace Frehley tinha problemas de locomoção e equilíbrio. Ao longo das décadas, o guitarrista revelou que sofria de lesões nos joelhos. John 5, membro do Mötley Crüe e amigo próximo do saudoso artista, declarou recentemente à Guitar World (via site Igor Miranda):
“Ace sempre teve dificuldades para andar, tanto que ele até lançou um disco chamado Trouble Walkin’ (1989). Ele sempre teve problemas de equilíbrio. Você pode perceber em vídeos antigos dele no palco nos anos 1970, era parte dele. É muito triste.”
Outra pessoa próxima a Frehley, o jornalista Eddie Trunk, disse que Frehley sofreu duas quedas de escada em pouco tempo. O primeiro tombo não trouxe grandes problemas, todavia, o segundo foi grave a ponto de tirar a vida do artista.
+++ LEIA MAIS: Ace Frehley foi um grande guitarrista — e merece ser mais reconhecido por isso
+++ LEIA MAIS: A bizarra última briga entre Ace Frehley e Paul Stanley (Kiss)
+++ LEIA MAIS: O disco do Kiss que Ace Frehley define como “um erro”
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram