GRAMMY 2026

O Grammy 2026 de Álbum do Ano está nas mãos de Lady Gaga

Gaga finalmente deve levar o ouro para casa, mas Kendrick Lamar e Bad Bunny podem estragar sua festa dançante

ROLLING STONE EUA

Lady Gaga
Foto: Samir Hussein/Getty Images para Live Nation

O campo de Álbum do Ano deste ano não carece de favoritos: qualquer um desses oito LPs seria um vencedor digno. Mas Mayhem (2025) de Lady Gaga está prestes a ofuscar o resto. A cantora, compositora e performer em constante evolução já foi indicada ao prêmio de melhor álbum antes, mas nunca levou o ouro para casa. Isso deve mudar em 1º de fevereiro.

Os Indicados

Bad BunnyDebí Tirar Más Fotos (2025)

Justin BieberSwag (2025)

Sabrina CarpenterMan’s Best Friend (2025)

ClipseLet God Sort Em Out (2025)

Lady GagaMayhem (2025)

Kendrick LamarGNX (2025)

Leon ThomasMutt (2025)

Tyler, the CreatorChromakopia (2025)

A análise

Embora Lady Gaga tenha o momento a seu favor, Bad Bunny é alguém a se observar como um possível azarão, diz John Stein, chefe de Editorial da América do Norte no Spotify. “Ele nunca venceu fora de uma categoria latina antes, e já está na hora”, diz Stein. O show de alto perfil de Benito uma semana após os Grammys — sendo headliner do show de intervalo do Super Bowl LX — também ajuda seu caso e aumenta o perfil do porto-riquenho entre os votantes.

Chromakopia (2025) de Tyler, the Creator também poderia surpreender por causa de sua “mensagem muito forte, e a estética ligada a ela”, segundo Stein. O álbum reflete o melhor das habilidades de produção exuberantes e em camadas de Tyler, assim como crescimento temático. Em “Hey Jane”, ele explora as permutações de ter um bebê, enquanto em “Mother” ele justapõe as lições de sua mãe com a falta de percepção de seu pai. “Tyler dá um modelo incrível, especialmente com este álbum, de continuar sendo você mesmo, mas crescer de uma vez”, diz o VP de Música e Conteúdo do Genius, Rob Markman.

Fique de olho em Sabrina Carpenter também. Seu álbum Man’s Best Friend (2025) apresenta uma artista que é autenticamente ela mesma e forneceu ao ano musical alguns de seus refrões mais cativantes — “Manchild” foi tão irresistível, na verdade, que Carpenter conquistou fãs de música country com ela quando apresentou a música no Grand Ole Opry de Nashville em outubro.

Mutt (2025) de Leon Thomas também é um forte concorrente. O cantor, compositor e produtor de Nova York, que começou cantando na Broadway quando tinha apenas dez anos, está revivendo o R&B para uma nova geração, ao mesmo tempo em que presta homenagem ao seu passado.

E há Kendrick Lamar, que pode se revelar o azarão definitivo de Mayhem (2025) de Gaga. Seu álbum GNX (2025) capturou o momentum da vitória de K. Dot sobre Drake em seu confronto musical e seguiu em frente com ele. Singles de destaque como “Luther” certamente não prejudicaram também.

Stein diz que GNX (2025) é um álbum que teve um bom desempenho por quase todas as métricas: culturalmente, criticamente e comercialmente. “Parece um bom momento para Kendrick — parece que ele é um nome conhecido de uma forma que nunca foi no passado”, diz Stein. “O que é ótimo para Álbum do Ano“.

Quem deveria vencer

Lady Gaga – Mayhem (2025)

Lady Gaga mergulha fundo em sua própria história em Mayhem (2025), seu sexto álbum de estúdio solo e um disco que muitos consideram um retorno às suas raízes dance-pop. Ela transforma seu próprio nome em um refrão na imbatível “Abracadabra”, fica macabra na balada em “Disease”, enquanto traz tudo isso à vida de forma vívida com uma performance definidora de carreira no Coachella em 2025 e uma turnê arrasadora à altura. Como a Rolling Stone disse em nossa crítica de quatro estrelas: “Mayhem (2025) é o tipo de mimo aos fãs que não dilui a artista. Gaga parece ser seu eu mais autêntico do começo ao fim neste álbum: não há personagens, conceitos ou impulsos estéticos ofuscando as músicas. Em vez disso, ela fez um de seus álbuns mais desafiadores sonoramente e uniformes até agora”. Finalmente, é a hora de Stefani Germanotta.

Quem vai vencer

Lady Gaga – Mayhem (2025)

Gaga recebeu três indicações consecutivas de Álbum do Ano, começando em 2010 com The Fame (2008), seguido por The Fame Monster (2009) no ano seguinte, e Born This Way (2011) em 2012. No entanto, ela nunca venceu. Na verdade, suas únicas vitórias de álbum vieram nas categorias de Pop Vocal e Eletrônica/Dance. Mas mais de uma década depois, Lady Gaga tem experiência, momentum e boa vontade a seu favor, sem mencionar um LP deslumbrante em Mayhem (2025) que, como Brian Hiatt da Rolling Stone escreveu em uma matéria de capa de dezembro, recuperou “cada pedaço de sua Gagatude musical, em todas as suas multiplicidades, depois de todos esses anos se afastando dela”. Também a ajudou a se encontrar. “Foram meses e meses e meses redescobindo tudo o que eu havia perdido”, ela disse à Rolling Stone. “E eu honestamente acho que é por isso que se chama Mayhem (2025). Porque o que foi necessário para recuperar isso foi uma loucura”.

+++LEIA MAIS: Grammy 2026: veja a lista completa dos indicados

+++LEIA MAIS: Grammy Latino 2025: Veja a lista completa dos vencedores

TAGS: grammy, Grammy 2026, Lady Gaga