PREMIAÇÃO

Conheça a categoria de Melhor Direção de Elenco, que pode premiar ‘O Agente Secreto’ no Oscar 2026

A proposta da categoria inédita do Oscar é valorizar a construção coletiva do elenco e a colaboração criativa entre diretores de elenco, cineastas e produtores

Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)

Conheça a categoria de Melhor Direção de Elenco, que pode premiar 'O Agente Secreto' no Oscar 2026 (Divulgação/Vitrine Filmes)

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, na última terça-feira, 16, os pré-selecionados em doze pré-listas (ou shortlists) do Oscar 2026, incluindo a novidade: Melhor Direção de Elenco, categoria que conta com a presença do brasileiro O Agente Secreto, novo longa de Kleber Mendonça Filho (Retratos Fantasmas), estrelado por Wagner Moura (Ladrões de Drogas).

Essa é a primeira vez, em mais de vinte anos, que a Academia inclui uma nova categoria. A última foi a de Melhor Animação, em 2001, que premiou Shrek em 2022, inaugurando a novidade. Agora, com cerca de 160 diretores de elenco como membros da Academia, o Oscar passará a reconhecer o trabalho desses profissionais. Mas que categoria é essa? Conheça a seguir:

O que é a categoria de Melhor Direção de Elenco?

Diferentemente da categoria de Melhor Direção, a categoria Melhor Direção de Elenco reconhece o trabalho dos diretores de elenco, profissionais responsáveis por selecionar e reunir os atores que dão vida aos personagens de uma obra. A proposta é valorizar a construção coletiva do elenco e a colaboração criativa entre diretores de elenco, cineastas e produtores. No caso de O Agente Secreto, o nome indicado é o de Gabriel Domingues.

Os diretores de elenco desempenham um papel essencial na produção cinematográfica e, à medida que a Academia evolui, temos orgulho de adicionar elenco às categorias que reconhecemos e celebramos”, disseram o CEO da Academia, Bill Kramer, e a Presidente da Academia, Janet Yang, em 2024, no anúncio da nova categoria. “Parabenizamos nossos membros do Casting Directors Branch por este marco emocionante e por seu comprometimento e diligência ao longo deste processo.

Em nome dos membros do Ramo de Diretores de Elenco, gostaríamos de agradecer ao Conselho de Governadores, ao Comitê de Premiação e à liderança da Academia por seu apoio. Este prêmio é um reconhecimento merecido dos talentos excepcionais de nossos diretores de elenco e uma prova dos esforços dedicados de nossa filial”, disseram os governadores da filial dos diretores de elenco da Academia, Richard Hicks, Kim Taylor-Coleman e Debra Zane. O Ramo de Diretores de Casting foi criado em julho de 2013. Atualmente há cerca de 160 membros no ramo.

Quais são os filmes pré-selecionados à categoria?

Concorrem às cinco vagas em Melhor Direção de Elenco: O Agente Secreto, Frankenstein, Hamnet: A Vida Antes de Hamlet, Marty Supreme, Uma Batalha Após a Outra, Valor Sentimental, Pecadores, Sirât, A Hora do Mal e Wicked: Parte 2.

Como serão definidos os cinco finalistas?

Com os dez pré-selecionados já definidos, a próxima etapa acontece em janeiro de 2026: os membros da Academia serão convidados a assistir a trechos dos filmes e entrevistas gravadas com seus diretores de elenco, em eventos presenciais em Los Angeles e Londres (9 de janeiro) e Nova York (10 de janeiro). Após essa apresentação, apenas os diretores de elenco que tiverem assistido aos dez filmes poderão votar para definir os cinco indicados oficiais à estatueta. A lista dos indicados será divulgada em 22 de janeiro.

LEIA TAMBÉM: Com ‘O Agente Secreto’ entre os pré-indicados, Academia divulga shortlists do Oscar 2026

Angelo Cordeiro é repórter do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, escreve sobre filmes desde 2014. Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Pisciano, mas não acredita em astrologia. São-paulino, pai de pet e cinéfilo obcecado por listas e rankings.
TAGS: kleber mendonça filho, O Agente Secreto, oscar 2026, wagner moura