FICÇÃO CIENTÍFICA

Criador de ‘Breaking Bad’ responde teoria inusitada sobre ‘Pluribus’ que envolve ‘GTA’

Segundo Vince Gilligan, ‘não existem respostas erradas’, pois o objetivo da série é fazer os espectadores refletirem

Redação

Pluribus, série de Vince Gilligan da Apple TV+
'Pluribus' (Foto: Divulgação/Apple TV+)

Nova série de ficção científica do criador de Breaking Bad, Vince Gilligan, Pluribus explora uma realidade distópica na qual um vírus extraterrestre transformou a humanidade em uma mente coletiva de extrema felicidade. Porém, 13 indivíduos ficam imunes ao vírus entre eles, a escritora amargurada  Carol (Rhea Seehorn), que precisa agora libertar o restante do mundo dessa condição forçada.

A narrativa ousada inspirou diversas teorias sobre a origem da mente coletiva, por que certas pessoas não foram afetadas e se é possível ou não reverter a invasão. Em entrevista à Dexerto (via NME), Gilligan e os produtores executivos e roteiristas Alison Tatlock e Gordon Smith conversaram sobre a diversidade de interpretações da série.

“Não acho que haja realmente nenhum mal-entendido. O que mais me importa é que as pessoas assistam, gostem e reflitam”, confessou Gilligan. “O maior elogio de todos é quando as pessoas reassistem a algo que criamos… Sinceramente, não me lembro de ter ouvido nenhuma interpretação em que eu tenha dito: ‘Isso está errado'”.

Dentre as especulações mais extravagantes, alguns fãs compararam a novidade a uma versão live-action da série de jogos Grand Theft Auto. No quarto episódio de Pluribus, Carol troca seu carro quebrado por um novo carro de polícia, e fãs no Reddit chamaram a cena de “uma experiência clássica de GTA“.

Smith comentou: “Eu simplesmente pensei: ‘Ok, isso é muito legal, você tem uma maneira de pensar sobre isso em termos de se entregar ao mundo e brincar com o mundo de uma certa forma.'”

“Acho que é verdade”, acrescentou Gilligan. “Você dirige porque os policiais estão tentando te pegar no Grand Theft Auto e você simplesmente faz o que quer.”

Tatlock compartilhou que se diverte escutando as diferentes impressões dos espectadores. “O melhor é quando nos sentimos surpreendidos, porque todas as nossas conversas acontecem nos bastidores. Mas quando as pessoas apresentam teorias ou metáforas… que são surpreendentes e, para nós, estranhas, isso é emocionante.”

Os episódios 1 a 7 de Pluribus já estão disponíveis na Apple TV+, e o oitavo e penúltimo episódio chega ao streaming na sexta, 19 de dezembro.

+++ LEIA MAIS: ‘Pluribus’ se torna a série mais assistida da história da Apple TV

TAGS: Alison Tatlock, apple tv, Gordon Smith, Pluribus, Vince Gilligan