NOTARAM?

A música detestada pelo Metallica que foi tocada apenas uma vez ao vivo

Apesar de integrar o clássico álbum Ride the Lightning, a faixa “Escape” é rejeitada por James Hetfield há décadas e só subiu aos palcos por obrigação em 2012.

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

Dave Mustaine e o Metallica (Brian Lew)
A música detestada pelo Metallica que foi tocada apenas uma vez ao vivo - Crédita: Divulgação

Os quatro primeiros álbuns do Metallica são amplamente considerados intocáveis no cânone do heavy metal, beirando a perfeição técnica e criativa. No entanto, até mesmo obras-primas como Ride the Lightning (1984) escondem faixas que a própria banda prefere esquecer. É o caso de “Escape”, uma música tão desprezada por James Hetfield e companhia que, em mais de 40 anos de carreira, foi executada ao vivo apenas uma única vez.

A ironia é palpável: em 2017, Hetfield declarou que Ride the Lightning é seu álbum favorito do Metallica, citando a autonomia criativa que a banda teve na época em comparação à estreia com Kill ’Em All. Contudo, é justamente neste disco que reside a canção que ele menos suporta.

A aversão à faixa tem raízes em sua origem. Segundo a lenda da banda, o Metallica tinha sete músicas prontas para o álbum e considerava o trabalho concluído. Porém, os executivos da gravadora exigiram mais uma faixa.

“Foi a primeira vez que escrevemos uma música dentro do estúdio”, explicou Hetfield em entrevista à Loudwire. “Lars disse: ‘Eles querem que a gente grave mais uma’. Tivemos que escrever de última hora.” O resultado foi uma tentativa de criar algo mais acessível e estruturado, o que a banda encarou posteriormente como um erro comercial forçado.

O “boicote” à canção durou quase 30 anos, sendo quebrado apenas em 2012, durante o festival Orion Music + More, organizado pela própria banda. A ocasião exigia: o Metallica se comprometeu a tocar o álbum Ride the Lightning na íntegra.

Ao introduzir a música, Hetfield não escondeu o desdém: “Isso é inovador, bem aqui. Isto é histórico… A música que nós nunca quisemos tocar ao vivo, nunca, está agora no setlist”.

Enquanto Hetfield é vocal sobre seu desgosto, o baterista Lars Ulrich tentou “limpar a barra” da canção nos últimos anos. Em entrevista à Metal Hammer, Ulrich afirmou que o ódio por “Escape” virou um folclore exagerado.

“Foi a última música escrita para as sessões e foi propositalmente mantida mais curta. Nós pensamos nela no espírito de ‘Run To the Hills’ do Iron Maiden ou ‘Living After Midnight’ do Judas Priest — ouso usar as palavras ‘músicas de rádio’?”, disse o baterista. Ulrich revelou ainda que sua música menos favorita é, na verdade, “Eye Of The Beholder”, do álbum …And Justice For All.

Apesar da defesa do baterista, a postura oficial da banda parece inalterada. Recentemente, quando um fã perguntou no TikTok oficial do grupo se “‘Escape’ é melhor do que eu me lembro?”, a resposta da banda foi curta e grossa: “Não, não é”.

LEIA TAMBÉM: Relembre os acontecimentos da primeira parte da 5ª temporada de Stranger Things

FONTE: SCREENRANT

Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: Metallica