Amos Poe, cineasta do Punk Rock por trás de ‘The Blank Generation’, morre aos 76 anos
O diretor do underground de Nova York capturou brilhantemente o espírito punk na cidade através de seus filmes
Tomás Mier, Rolling Stone EUA
Amos Poe, o diretor por trás de The Blank Generation e Violência na Cidade, morreu. Na quinta-feira, a esposa de Poe, Claudia Summers, confirmou que o diretor faleceu no dia de Natal após uma batalha de anos contra o câncer. Ele tinha 76 anos.
“Amos deu seu último suspiro hoje às 15h33, cercado por entes queridos. ‘Adios’ — AP”, escreveu Summers no Instagram. Poe foi diagnosticado com câncer de cólon em estágio 4 em 2022, e Summers compartilhava regularmente atualizações sobre a saúde do diretor através das redes sociais dele.
Poe, que nasceu em Tel Aviv em setembro de 1949, começou dirigindo o curta-metragem musical Night Lunch com Roxy Music e David Bowie. Seu segundo filme, The Blank Generation, foi codirigido com o guitarrista Ivan Král, capturando a cena punk rock em Nova York. A Rolling Stone classificou o filme de 1976 como um dos 25 maiores filmes de punk rock de todos os tempos.
A crítica chamou The Blank Generation de “um filme caseiro do momento, com bandas saindo juntas, confraternizando e ocasionalmente tocando, embora sem som sincronizado — o que apenas o torna mais punk”. O filme contou com estrelas como Patti Smith, Talking Heads e Wayne County.
O The New York Times noticiou em 2020 que o diretor havia perdido a propriedade do filme após uma disputa com Král e um processo judicial sobre taxas de licenciamento. “Estou tentando ser adulto sobre isso”, disse Poe ao Times. “Mas eles estão tentando reescrever a história.” O filme foi reeditado e o nome de Poe foi removido.
Entre os filmes adicionais em sua filmografia estão Unmade Beds (1976), TV Party (1978), Frogs for Snakes (1998) e Ladies & Gentlemen (2015). Poe também foi responsável por vários videoclipes para artistas como Anthrax e Run-DMC.
LEIA TAMBÉM: ‘A Grande Viagem da Sua Vida’, com Margot Robbie e Colin Farrell, estreia no streaming