Clipse e Kendrick Lamar vão competir por Melhor Álbum de Rap no Grammy 2026
Numa categoria particularmente forte, dois álbuns se destacam
Andre Gee
A disputa pelo prêmio de Melhor Álbum de Rap no Grammy 2026 deve se resumir aos ícones Kendrick Lamar e Clipse, mesmo que os outros três indicados sejam todos merecedores por seus próprios méritos.
Os indicados
Clipse – ‘Let God Sort Em Out’
GloRilla – ‘Glorious’
J.ID – ‘God Does Like Ugly’
Kendrick Lamar – ‘GNX’
Tyler, the Creator – ‘Chromakopia’
Resumindo
Segundo Rob Markman, vice-presidente de Música e Conteúdo da Genius, os últimos 12 meses no rap foram “o ano da intenção”, com artistas que “tinham alguma dor que queriam expressar, alguma esperança que queriam transmitir”.
É o caso dos álbuns de Lamar e Clipse, assim como de God Does Like Ugly, do JID. (JID também é um letrista respeitado há muito tempo.) Markman também está impressionado com o crescimento que Tyler, the Creator demonstrou em Chromakopia, que mais uma vez reflete o melhor de suas habilidades de produção exuberantes e complexas.
Independentemente de quem ganhe ou não, Markman é categórico ao afirmar que os troféus não nos definem: “Phife Dawg disse: ‘Nunca deixei uma estátua me dizer o quão legal eu sou.'”
Quem deveria ganhar
Após 15 anos de ausência, a dupla da Virgínia entregou uma aula magistral, impulsionada pela produção de Pharrell Williams, que incorporou seu som clássico para uma nova era. É também um testemunho do amadurecimento e do crescimento no rap. “Dizem que o hip-hop é um jogo para jovens”, diz Markman. “É uma história incrível para o hip-hop, e mostra para outros que estão vindo depois do Clipse: ‘Ah, eu também posso crescer nisso’.”
Quem vai ganhar?
Quanto tempo duram as consequências de um tsunami? Descobriremos com GNX, de Lamar . O álbum foi uma surpresa após um 2025 já excepcional para o rapper de Compton, que derrotou Drake com a viciante diss track “Not Like Us“. Mas com GNX, Lamar mergulhou mais fundo em quem é “nós”.