Como ir a um show sem estragar tudo para os outros
Guarde seus celulares e não estrague isso para todo mundo
ANDY GREENE
Lá em 2013, nós assumimos a missão de lembrar os fãs de música que é nosso dever permanecer pelo menos um pouco civilizados quando assistimos a shows. Não estávamos pedindo às pessoas para pararem de beber, dançar e se divertir. Só queríamos que elas parassem de agir de formas super irritantes que incomodavam todos ao redor.
Infelizmente, o mundo não ouviu. Na verdade, 2013 parece uma época pitoresca e respeitável agora que estamos todos vivendo no inferno distópico e distorcido de 2025. Os celulares não eram nenhuma novidade naquela época, mas a maioria das pessoas pelo menos conseguia lembrar de um tempo em que eles não estavam cirurgicamente grudados nas nossas mãos 24/7. O Instagram era razoavelmente novo, o TikTok mal era um lampejo de ideia na mente coletiva do Partido Comunista Chinês, e a pandemia ainda não tinha nos roubado das normas sociais básicas que costumávamos obedecer quando saíamos de casa.
Por isso montamos esta nova lista de comportamentos adequados em shows. Algumas dessas são versões atualizadas das velhas regras, enquanto outras refletem as mudanças pelas quais passamos nos últimos 12 anos. E sim, alguns de vocês não vão concordar com todas essas. Vocês vão achar que somos caretas patéticos que precisam aprender a se divertir. Vocês fazem parte do problema. E quando revisitarmos isso novamente em 2037, tudo certamente estará pior.
Deixe a conversa para o bar. Sim, até durante a banda de abertura que você não conhece
Quando você olha ao redor da multidão em qualquer show, provavelmente verá uma variedade razoavelmente ampla de pessoas. A única coisa que todos temos em comum é que compramos um ingresso para esse show em particular. Isso significa que queremos ouvir a música. Não queremos ouvir você falando. Se você não gosta da banda de abertura ou está entediado em algum momento específico, vá para o saguão ou área de circulação, peça uma bebida e converse à vontade. Você e seu parceiro podem fazer uma leitura ao vivo do roteiro de Meu Jantar com André, não nos importamos. Apenas por favor não fiquem nos seus lugares gritando um com o outro por cima da música. Todos nós conseguimos ouvir vocês. É extremamente irritante. (E se você já tomou alguns drinks, você não faz ideia de quão alto está. Mas está muito, muito alto.)
Ajude os surfistas de multidão e mantenha as mãos levantadas
Isso não é um problema se você está vendo, digamos, James Taylor no Tanglewood Music Center ou Engelbert Humperdinck no Westgate Las Vegas Casino & Resort. Mas se você está em uma casa lotada de jovens e alguns deles começam a fazer mosh, seja gente boa e ajude. Levante as mãos, mova-se em direção a eles e guie-os até a segurança. Nem sempre é fácil, e é possível que você receba um chute involuntário na cabeça, mas a alternativa é algum coitado espatifando a cabeça no concreto. Ninguém quer isso. Se você não quer lidar com surfistas de multidão, vá para o fundo da sala quando as coisas ficarem agitadas.
Respeite o jogo e não empurre seu caminho até a frente
Momentos depois que as luzes se apagam em qualquer evento de entrada geral, sempre há um ou dois idiotas que empurram seu caminho até a frente da multidão. Eles não estão nem aí para o fato de que muitas das pessoas na frente deles esperaram várias horas para garantir seus lugares. Se você vir isso acontecer, e estiver se sentindo corajoso, posicione-se para que eles tenham dificuldade de passar. Se estiver se sentindo extra corajoso, você pode até dizer a eles que estão quebrando o pacto sagrado da pista. (Você pode querer formular isso de forma um pouco diferente.) E mais importante, nunca seja você mesmo o babaca empurrador. Se você quer um bom lugar, chegue mais cedo. É simples assim.
Pare de olhar o Setlist.FM durante o show
Para cada artista como o Phish que muda as músicas de noite para noite, existem cerca de 50 como Lady Gaga que basicamente mantêm o mesmo repertório durante todo o curso da turnê. Se você quer saber o que eles vão tocar com antecedência, o setlist.fm está aqui e pronto para você. Mas uma vez que o show começa e você está cercado por pessoas que podem não ter espiado, por favor pare de olhar esse maldito site. Não consigo te dizer o quanto isso virou um problema nos últimos anos, onde geralmente posso olhar ao redor e ver várias pessoas encarando o setlist.fm. E não é nem uma olhada rápida. Eles estudam aquilo como o Talmude com suas telas no brilho máximo. Falo por muitas pessoas quando digo que não quero saber o que vem a seguir. E mesmo se eu olhei semanas atrás, não memorizei. Por favor me dê uma chance de ser surpreendido.
Não jogue coisas no palco
Precisamos mesmo dizer isso? Não jogue uma garrafa de cerveja nos artistas. Não jogue moedas. Nem jogue sua fita demo ou uma carta manuscrita. Vocês perderam o juízo? (Lá em 2004, alguém jogou um pirulito em David Bowie e acertou bem no olho bom dele. Ele gritou de agonia e choque. Onde quer que esse cara do pirulito esteja agora, espero que esteja orgulhoso de si mesmo.)
Seja consciente de quando sentar e levantar
Já falamos disso da última vez, mas vale repetir. Se você está em um show com lugares marcados, especialmente em um teatro com linhas de visão sub-ótimas, é sua obrigação garantir que as pessoas atrás de você possam ver. Você não pode ficar bravo com a multidão inteira. Mas se as pessoas estão na maior parte sentadas, e você sente a necessidade de ser aquela pessoa a se levantar e bloquear os outros, não faça isso. Sabemos que sua música favorita acabou de começar e você tem vontade de dançar, mas não vale a pena. Uma boa regra é ficar sentado se você tem uma visão totalmente desobstruída do palco. Sua diversão não vale a pena irritar um monte de outras pessoas em lugares piores. (Pessoas boas discordam sobre isso e acham que devem se levantar quando quiserem. Elas deveriam pensar em pessoas mais velhas que não conseguem ficar de pé por muito tempo ou simplesmente não querem incomodar as pessoas atrás delas.)
Diminua o brilho e desligue o flash
Em um mundo ideal, as pessoas não sentiriam a necessidade de usar seus celulares em shows. Mas se você vai ceder ao impulso, por favor diminua o brilho completamente. Na escuridão total, um celular é extremamente brilhante e incrivelmente distrativo. Não preciso ver seu feed do Instagram enquanto estou tentando assistir a um show. E se você está filmando, no mínimo não deixe o flash ligado. Isso não só cega todos ao seu redor, mas frequentemente incomoda o artista também.
Parem de filmar e tirar fotos!
Se você ignorar todo o resto desta lista, por favor leia esta. Passamos o dia inteiro encarando telas. Um show é uma chance de largá-las e experimentar algo que está realmente acontecendo na vida real. Mas por razões que permanecem absolutamente desconcertantes, uma porcentagem gigante de qualquer público prefere usar a telinha do celular para assistir quando poderia olhar para cima e ver com os próprios olhos em super HD 500K realidade. As pessoas até fazem isso na primeira fila quando o artista que pagaram para ver está a centímetros delas. É loucura.
Sim, eles estão tirando fotos e vídeos. Mas são fotos e vídeos terríveis que provavelmente nunca vão nem olhar mais de uma vez. Coloque sua droga de celular no bolso. Assista ao show. Por uma ou duas horas preciosas, viva o momento. Costumávamos fazer isso o tempo todo. Podemos fazer de novo. (Eu sei que sou um velho gritando com uma nuvem aqui. Não me importo. Esses celulares idiotas estão derretendo nossos cérebros e alguém tem que dizer isso.)
+++LEIA MAIS: Os 9 melhores documentários de true crime de 2025, segundo Rolling Stone
Ajude os surfistas de multidão e mantenha as mãos levantadas