LISTA

As 3 melhores músicas de metal do século 21 segundo Rolling Stone EUA

Confira as composições do estilo que ficaram mais bem posicionadas no recente ranking elaborado pela revista americana no recorte dos últimos 25 anos

Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)

Serj Tankian, do System of a Down, em 2005
Serj Tankian, do System of a Down, em 2005 - Foto: J. Kempin / FilmMagic

A revista Rolling Stone EUA elaborou recentemente seu ranking das “250 Melhores Músicas do Século 21”. O levantamento busca traduzir o impacto cultural e a inovação sonora das últimas duas décadas.

Ainda que em menor escala em meio ao pop, hip-hop e indie, o metal garantiu espaço com algumas faixas, lançadas por bandas como System of a Down, Evanescence e Mastodon.

Confira a seguir as três músicas de metal mais bem posicionadas na lista e também breve comentário da RS EUA.

As 3 melhores músicas de metal do século 21 segundo Rolling Stone EUA

3) Mastodon, “Blood and Thunder” (2004) – 230ª posição no geral

O Mastodon, de Atlanta, criou o melhor riff de metal do novo século, uma ameaça de dois compassos, fortemente sincopada e com ritmo irregular. Abrindo Leviathan, sua obra conceitual sobre a captura de Moby Dick, “Blood and Thunder” ajudou a consolidar uma nova geração de bandas de sludge metal que abordavam o subgênero com maior precisão progressiva. O riff percussivo, naturalmente, foi escrito pelo baterista. “Brann [Daillor] o criou”, disse o guitarrista do Mastodon, Bill Kelliher, à Guitar World. “Ele é tão bom na guitarra quanto eu na bateria — ou seja, péssimo —, mas ele cria muitos riffs e os passa para mim. A questão é que ele pensa em ritmos de forma diferente da minha… Era algo irregular, angular e estranho, mas de repente tudo se encaixou.”

2) Evanescence, “Bring Me to Life” (2003) – 195ª posição no geral

Na confluência do pós-grunge, nu metal, rock gótico e teatro da Broadway, “Bring Me to Life” é uma balada poderosa forjada a partir da insatisfação. Liderada pelos vocais arrebatadores de Amy Lee e reforçada por uma seção de cordas de 22 instrumentos, esse grito emocional rompeu com a angústia dominada por homens do rock das rádios do início dos anos 2000, emergindo da trilha sonora de Demolidor para se tornar um grande sucesso no Top 10. Lee escreveu a letra sobre um encontro com seu futuro marido enquanto fingia estar bem em um relacionamento abusivo. “Ele simplesmente olhou diretamente nos meus olhos e disse: ‘Você está feliz?'”, disse Lee. “Senti como se ele pudesse enxergar diretamente na minha alma. Isso inspirou toda a música. Anos depois, eu disse a ele que era sobre ele, e o resto é história.”

1) System of a Down, “Chop Suey!”, (2001) – 174ª posição no geral

Segundo o guitarrista do System of a Down, Daron Malakian, essa colagem de art-metal com riffs impactantes fala sobre as percepções em torno do vício em drogas, mas sua amálgama esotérica de paranoia, medo, confusão e raiva a tornou uma trilha sonora sincrônica para os dias que antecederam e sucederam o 11 de setembro — suas letras sobre “suicídio por justiça própria” fizeram com que a música fosse incluída na lista de músicas sugeridas para não serem tocadas pela Clear Channel. “Chop Suey!” se tornou um sucesso, alcançando o Top 100 da Billboard, um feito notável para uma música construída em torno de sussurros, gritos, fragmentos de staccato desorientadores e explosões de circo-punk. “Eles conseguem pegar algo que parece realmente estranho e transmiti-lo de uma forma que você consegue enxergar como belo”, disse o produtor Rick Rubin à Rolling Stone. “Isso força você a abrir a mente.”

LEIA MAIS: As 250 maiores músicas do século XXI até agora, segundo Rolling Stone
LEIA MAIS: O cantor que Daron Malakian (System of a Down) nunca irá se esquecer de ter substituído
LEIA MAIS: Evanescence anuncia novo álbum para 2026

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.
TAGS: Evanescence, heavy metal, Mastodon, metal, system of a down