O disco mais equilibrado do Pink Floyd, segundo David Gilmour
Embora catálogo da banda seja repleto de clássicos, guitarrista aponta um álbum específico como ápice da harmonia entre composição, performance e estética
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)
Ao longo de décadas, o Pink Floyd construiu uma discografia que redefine o conceito de álbuns clássicos de rock. Da psicodelia experimental a óperas-rock monumentais, a banda sempre buscou empurrar as fronteiras do som.
No entanto, para David Gilmour, existe um momento em que todas as engrenagens do grupo funcionaram em perfeita sintonia, resultando no que ele descreve como o trabalho “mais equilibrado” da carreira da banda: Wish You Were Here (1975).
Em declarações resgatadas pela Far Out Magazine, Gilmour considera que embora o aclamado The Dark Side of the Moon (1973) seja um trabalho excepcional, ele sente que Wish You Were Here atingiu um nível de satisfação artística e coesão que nenhum outro disco do Floyd alcançou.
Gilmour reflete:
“Acho que, para mim, esse álbum, o Wish You Were Here, é o mais equilibrado em termos de a música ter a força emocional necessária para corresponder às letras brilhantes que a acompanham, e tudo isso se combinando para criar algo que tem um verdadeiro impacto emocional. Para mim, funciona melhor do que o Dark Side of the Moon.”
Pink Floyd e Wish You Were Here
O álbum é famoso por ser uma homenagem ao fundador da banda, Syd Barrett, especialmente na suíte “Shine On You Crazy Diamond”. Dentre outros destaques do repertório estão “Have a Cigar” e a faixa-título “Wish You Were Here”.
+++ LEIA MAIS: Clipe de ‘Wish You Were Here’, do Pink Floyd, chega 50 anos após o lançamento da música
+++ LEIA MAIS: A música que marca o início do fim do Pink Floyd clássico, segundo David Gilmour
+++ LEIA MAIS: Esposa de David Gilmour não quer ninguém pensando que ela está casada com Roger Waters