Recorde de 14 indicações ao Oscar de ‘Titanic’, ‘A Malvada’ e ‘La La Land’ pode ser quebrado em 2026
Uma Batalha Após a Outra e Pecadores são fortes candidatos a se tornarem os filmes com mais indicações ao Oscar
Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)
O histórico recorde de 14 indicações ao Oscar de Titanic (1997), A Malvada (1950) e La La Land: Cantando Estações (2016) pode estar com os dias contados. Isso porque os filmes Uma Batalha Após a Outra e Pecadores surgem como fortes candidatos a colecionar nomeações à premiação deste ano. Mas como isso pode acontecer? Saiba a seguir:
As indicações do trio Titanic, A Malvada e La La Land
Titanic (1997) recebeu 14 indicações ao Oscar e venceu 11 delas. O filme concorreu a Melhor Filme e Melhor Diretor para James Cameron (Avatar), além de indicações nas categorias de atuação para Kate Winslet (Melhor Atriz) e Gloria Stuart (Melhor Atriz Coadjuvante). Também foi indicado nas áreas técnicas, como Fotografia, Direção de Arte, Figurino, Montagem, Mixagem de Som, Edição de Som, Efeitos Visuais e Maquiagem. Na parte musical, concorreu a Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original com “My Heart Will Go On”.
La La Land: Cantando Estações (2016) também alcançou 14 indicações ao Oscar, das quais venceu seis. O musical foi indicado a Melhor Filme e Melhor Diretor para Damien Chazelle, além de Melhor Ator para Ryan Gosling (Barbie) e Melhor Atriz para Emma Stone (Bugonia). Recebeu ainda indicações para Roteiro Original, Fotografia, Direção de Arte, Figurino, Montagem, Trilha Sonora Original, Edição de Som e Mixagem de Som. O filme concorreu duas vezes na categoria de Melhor Canção Original, com “City of Stars” e “Audition (The Fools Who Dream)”.
Um dos motivos é o surgimento de uma nova categoria na edição de 2026: Melhor Direção de Elenco, onde os dois são cotados. Diferentemente da categoria de Melhor Direção, a categoria reconhece o trabalho dos diretores de elenco, profissionais responsáveis por selecionar e reunir os atores que dão vida aos personagens de uma obra. A proposta é valorizar a construção coletiva do elenco e a colaboração criativa entre diretores de elenco, cineastas e produtores.
Além disso, os filmes de Paul Thomas Anderson e Ryan Coogler possuem diversos postulantes às vagas de atuações. Tendo o Actor Awards como base, premiação do Sindicato dos Atores que costuma ser um termômetro para o Oscar, Uma Batalha Após a Outra conseguiu 5 indicações: Leonardo DiCaprio em Melhor Ator; Chase Infiniti em Melhor Atriz; Teyana Taylor em Melhor Atriz Coadjuvante; e Sean Penn e Benicio del Toro em Melhor Ator Coadjuvante. Com o feito, o longa se tornou o mais indicado da história da premiação. Além disso, foi citado em cinco categorias nas shortlists do Oscar: Melhor Direção de Elenco, Fotografia, Som, Maquiagem e Trilha Sonora Original.
Já Pecadores conseguiu três menções ao Actor Awards 2026: Michael B. Jordan em Melhor Ator; Miles Caton em Melhor Ator Coadjuvante; e Wunmi Mosaku em Melhor Atriz Codjuvante. Vale citar que Delroy Lindo, que não foi indicado, é forte aposta para a categoria de Melhor Ator Coadjuvante e pode pintar no Oscar. Nas shortlists do Oscar, o filme apareceu em 7 categorias: Direção de Elenco, Fotografia, Maquiagem e cabelo, Som, Efeitos visuais e uma dupla indicação em Canção Original.
Vale lembrar que as shortlists não englobam todas as categorias do Oscar, como as de atuação, direção, roteiro e montagem, reservando ainda mais chances dos números dos dois filmes aumentarem na lista final. Tudo, claro, não passa de especulação e projeção. Saberemos se o recorde será quebrado em definitivo no dia 22 de janeiro, quando serão anunciados os indicados à 98ª edição do Oscar.
LEIA TAMBÉM: Com ‘O Agente Secreto’ entre os pré-indicados, Academia divulga shortlists do Oscar 2026