LUTO

Manoel Carlos, autor de grandes novelas da TV brasileira, morre aos 92 anos

Informação foi confirmada pela família do escritor, que estava internado em um hospital na Zona Sul do Rio de Janeiro

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Manoel Carlos, autor de grandes novelas da TV brasileira, morre aos 92 anos (Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal)

Manoel Carlos, autor de grandes novelas da TV brasileira, morreu aos 92 anos neste sábado, dia 10 de janeiro, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela família do escritor, que ficou famoso por suas Helenas, protagonistas de suas obras.

“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, carinhosamente conhecido como Maneco, ocorrido hoje, aos 92 anos”, diz comunicado enviado pela filha, a atriz Júlia Almeida, à imprensa [via CNN].

“O velório será fechado e restrito à família e amigos íntimos. A família agradece as manifestações de carinho e solicita respeito e privacidade neste momento delicado”, continua o texto.

A causa da morte não foi confirmada, mas Manoel Carlos estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para tratar um diagnóstico Doença de Parkinson, que no último ano teria afetado os seus desenvolvimentos motor e cognitivo, segundo informações do G1.

Um dos maiores autores de novelas do país, Manoel Carlos assinou folhetins como Maria, Maria, a sua primeira obra para a Globo, exibida em 1978; Baila Comigo, de 1981; Por Amor, de 1997; Laços de Família, de 2000; Mulheres Apaixonadas, de 2003; Páginas da Vida, de 2006; e, por fim, a sua última novela, Em Família, exibida em 2014.

Maneco também escreveu minisséries de sucesso para a emissora, incluindo Malu Mulher (1979-1980), Presença de Anita (2001) e Maysa: Quando Fala o Coração (2009).

FONTES: CNN / G1

Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, em São Paulo, Henrique Nascimento começou como estagiário na Veja São Paulo e passou por veículos como SBT, Exitoína, Yahoo! Brasil e UOL antes de se tornar coordenador do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: manoel-carlos