Viúva de David Bowie homenageia cantor com tatuagem do álbum ‘Blackstar’; veja
Uma década após sua morte, Iman escreve que ‘a dor não desapareceu’; confira esse e outros tributos ao astro do rock
Gabriela Nangino (@gabinangino)
A modelo e atriz Iman, viúva de David Bowie, fez uma homenagem mais do que especial para o cantor 10 anos após seu falecimento: uma tatuagem de Blackstar (2016), seu vigésimo sexto (e último) álbum de estúdio.
O disco foi lançado apenas dois dias antes da morte de Bowie, em janeiro de 2016. O cantor e compositor britânico viveu por 18 meses com câncer, mas nunca divulgou a informação à imprensa.
Iman se casou com Bowie em 1992 e teve uma filha com ele, Alexandria Zahra Jones, em agosto de 2000. Agora, ela imortalizou a icônica arte da capa de Blackstar, criada por Jonathan Barnbrook.
“10 de janeiro. A dor não desapareceu… Deixou em seu lugar uma marca permanente de amor. #BowieParaSempre”, escreveu em seu Instagram, com um vídeo da aplicação da tatuagem.
Ver essa foto no Instagram
O desenho consiste em uma sequência de cinco formas pretas, que partem da parte inferior da capa do álbum e, de forma abstrata, formam a palavra ‘BOWIE‘.
Colaborador de longa data de Bowie, Barnbrook explicou a simbologia da capa em entrevista à Dezeen, em 2016. “O símbolo Blackstar, em vez de escrever ‘Blackstar‘, tem uma espécie de finalidade, uma escuridão, uma simplicidade, que é uma representação da música”, disse (via NME).
No próximo sábado, 17 de janeiro, a Biblioteca Britânica realizará um evento em homenagem a Bowie, “David Bowie In Time“, e Barnbrook é um dos participantes confirmados. A cantora Jehnny Beth e o produtor musical Tony Visconti também estão entre os convidados.

Na última quinta, 8, data que marcaria o 79º aniversário de Bowie, Iman também publicou uma mensagem nas redes sociais. “Um milhão de sentimentos, mil pensamentos, cem memórias…”, escreveu. Em outro post, ela acrescentou: “Feliz aniversário celestial. A sua luz bilha intensamente nos nossos corações. Te amamos e sentimos muito a sua falta”.
Ver essa foto no Instagram
Vida e obra de Bowie no cinema
Em 3 de janeiro de 2026, o documentário Bowie: The Final Act foi lançado no Reino Unido. Dirigido por Jonathan Stiasny, o longa explora a última década da vida e carreira de Bowie, culminando no lançamento de Blackstar. A produção mistura imagens de arquivo com entrevistas de colaboradores e amigos (incluindo Tony Visconti), mas ainda não possui data de estreia no Brasil. Assista o trailer a seguir:
A BBC também anunciou o documentário Bowie In Berlin, com estreia prevista para o segundo semestre de 2026. O enfoque da obra será nas vivências do Camaleão do Rock em Berlim entre 1976 a 1978, quando ele se afastou da fama para combater o vício e criar a aclamada “Trilogia de Berlim” (Low, Heroes e Lodger).
+++ LEIA MAIS: Cameron Crowe relembra bastidores da ‘era de ouro’ do rock e memórias com David Bowie
+++ LEIA MAIS: Seu Jorge lança live de ‘The Life Aquatic’ em homenagem a David Bowie