A SECA ACABOU

Harry Styles prometeu que voltaria ‘quando fosse a hora certa’. Esse momento chegou?

Mantendo a tradição, o músico lançou um novo site enigmático acompanhado de pôsteres em grandes cidades ao redor do mundo com mensagens como “Nos veremos em breve”

Larisha Paul

Harry Styles
Foto: Getty Images

A primeira vez que Harry Styles quis sinalizar que seu retorno era iminente, em 2019, ele colou pôsteres em cidades ao redor do mundo que perguntavam: “Você sabe quem você é?”. Havia um site também, que gerava respostas automaticamente para aqueles que não tinham tanta certeza. Você digitava seu nome, e ele dizia que você é gentil, dourado, uma linha tênue. Às vezes dizia: “Você está distante, mas não longe do meu coração”. Cada mensagem era assinada: “Com amor, H”.

Em fevereiro passado, DoYouKnowWhoYouAre.com ficou no escuro. Depois de cinco anos, o cofre de afirmações positivas que havia introduzido Fine Line (2019) voltou a ser uma tela em branco. Foi o fim de uma era, mas também, os fãs esperavam, o começo de uma nova.

Eles aprenderam a associar sites enigmáticos e minimalistas com novos ciclos de álbuns. Em 2022, YouAreHome.Co precedeu Harry’s House (2022). Aquele site apresentava uma porta que se abria para diferentes imagens: uvas, Crônica do Pássaro de Corda de Haruki Murakami, a Terra. A maior parte não fazia sentido no momento. Algumas coisas ainda não fazem. Esse site ainda está no ar, embora a porta esteja trancada e a interface antes vibrante esteja opaca e cinza. Não é nada parecido com o mar de corpos dançando sob luzes cintilantes em WeBelongTogether.Co.

Mantendo a tradição, o site que muitos fãs acreditam estar provocando o quarto álbum de Styles foi lançado ao mesmo tempo em que pôsteres de “We Belong Together” apareceram em grandes cidades ao redor do mundo. O local no Lower East Side de Nova York viu um afluxo de fãs visitando para tirar fotos na segunda-feira. Alguns ficaram por lá por um tempo para remover quaisquer anúncios que estivessem colados por cima. A URL do site aparece em formato circular no pôster, e há também uma nota adicional impressa na forma de um quadrado que difere de cidade para cidade.

Em Nova York, o pôster provoca: “Vejo você muito em breve”. O de Palermo diz: “Está tudo lá esperando”. Outro, desta vez em Berlim, diz: “Deixe a luz entrar”. Em São Paulo, o pôster diz: “A Gente Se Vê Em Breve”, ou “Nos veremos em breve”.

Pouco antes do ano novo, Styles relembrou a última vez que esteve em uma sala cheia de seus fãs. O músico discretamente postou “Forever, Forever”, uma edição estendida de nove minutos do vídeo de três minutos que ele compartilhou no final da Love on Tour em 2023. Ambos os vídeos sobrepõem imagens de momentos sinceros entre fãs com a balada ao piano que ele compôs para a última noite da turnê de 169 shows. “Para as pessoas mais inspiradoras que conheço”, Styles legendou o vídeo original. Em imagens do show final, ele se dirigiu à multidão. “Nenhum de vocês está sozinho”, ele disse. “Eu sinto o que vocês criam juntos. Este show é o que é por causa de todos vocês. Vocês mudaram minha vida. Muito, muito obrigado”.

Os fãs apresentados nos clipes já podiam sentir o peso de sua ausência. “Alguma tristeza porque é o último show”, um fã diz no clipe. “Então ele vai desaparecer”. Outro acrescenta: “Não o veremos mais dançando nos palcos”.

Eles não eram os únicos sentindo a gravidade de dizer adeus, mesmo que apenas por um tempo. “Foi a maior experiência de toda a minha vida”, Styles escreveu em uma rara postagem nos Stories do Instagram. “Me sinto incrivelmente pleno e feliz. É tudo por causa de vocês. Vocês me deram memórias que durarão a vida inteira, mais do que eu poderia ter sonhado. Obrigado pelo seu tempo, sua energia e seu amor. Foi uma honra tocar para vocês. Espero que vocês tenham se divertido tanto quanto eu. Cuidem-se, vou vê-los novamente quando a hora for certa. Tratem as Pessoas Com Gentileza. Eu amo vocês mais do que jamais saberão”.

Agora, parece, a hora é certa mais uma vez. O tempo desde que Styles lançou Harry’s House — 1.334 dias e contando — é o mais longo que ele já ficou sem compartilhar músicas novas. “Harries, a guerra pode ter acabado”, um fã escreveu no X. “Passar por essa pior seca juntos, fazendo palhaçada com cada pequena coisa, esperando por três anos para ele voltar agora, está tudo valendo a pena”. (“Hrought”, é claro, é um termo de fã que combina as palavras “Harry” e “drought”, seca em inglês.)

A palhaçada ainda não acabou, no entanto. Styles ainda não anunciou nada oficialmente. Para fãs de um artista com essencialmente nenhuma presença ativa nas redes sociais, continua sendo um jogo de espera. Até certo ponto, é isso que explica grande parte da antecipação exaltada em torno de seu retorno. Styles não dá notícias frequentemente, se é que dá. No tempo em que esteve ausente, os fãs se alimentaram de migalhas: imagens granuladas do músico andando por Londres em uma bicicleta Lime, correndo maratonas em Tóquio e Berlim, ou aparentemente aguardando o anúncio do novo papa na Basílica de São Pedro em Roma.

“Quando estou trabalhando, trabalho muito duro, e acho que sou muito profissional. Depois, quando não estou, não estou”, Styles disse à Rolling Stone em 2022. “Gostaria de pensar que sou aberto, e provavelmente bastante teimoso também, e disposto a ser vulnerável… Nunca falei sobre minha vida longe do trabalho publicamente e descobri que isso me beneficiou positivamente. Sempre haverá uma versão de uma narrativa, e acho que simplesmente decidi que não ia gastar tempo tentando corrigi-la ou redirecioná-la de alguma forma”.

Em 2022, o colaborador próximo de Styles, Kid Harpoon, disse à Rolling Stone que estava ansioso para dar continuidade a Harry’s House. “O que espero daqui para frente com Harry é que seja lá o que for, não vamos tentar adivinhar, ou fazer algo baseado no que fizemos antes”, ele disse. “Vamos apenas tentar fazer algo novo e chegar em algum lugar empolgante. E, esperançosamente, todos estarão tão empolgados para ouvir quanto nós estamos para ouvir também. Sabe, sinto que ainda não sabemos o que é. Pode ser qualquer coisa, o que é a parte mais empolgante”.

+++LEIA MAIS: One Direction e Justin Bieber se enfrentaram há 10 anos, mas eles sempre estiveram no mesmo time

+++LEIA MAIS: Harry Styles lança vídeo de último show e levanta dúvidas sobre novo álbum

TAGS: harry styles