Flea revela data de lançamento do álbum solo de estreia ‘Honora’ e anuncia turnê
O músico divulgou uma prévia do próximo álbum com “Traffic Light”, coescrita com Thom Yorke e Josh Johnson
Charisma Madarang
Flea revelou a data de lançamento de seu primeiro álbum solo completo, Honora, que chega em 27 de março de 2026, pela NonesuchRecords.
O baixista fundador do Red Hot Chili Peppers acompanhou a notícia compartilhando a faixa do álbum “Traffic Light”, coescrita com Thom Yorke e Josh Johnson na quarta-feira. “Deantoni e eu tocamos o que se tornou ‘Traffic Lights’ no primeiro dia. Algo nela me lembrou Atoms for Peace, então enviei para o Thom. Apenas conhecendo ele, pensei que seria um ritmo e uma sensibilidade com os quais ele se identificaria. E eu estava certo, ele se identificou”, disse Flea em um comunicado. “Com uma melodia linda e as palavras, sabe, sobre viver no ‘mundo invertido’ e como você dá sentido às coisas quando estamos recebendo toda essa porcaria falsa e porcaria real? Todo mundo tem suas maneiras de lidar com o mundo. Mas ele é simplesmente o cara mais caloroso, fluindo livremente, improvisando demais.”
Flea, que compôs e arranjou a música para Honora, que recebe seu nome de um membro da família, também toca trompete e baixo em todo o disco. Ele é acompanhado pelo produtor e saxofonista Johnson, o guitarrista Jeff Parker, a baixista Anna Butterss e o baterista Deantoni Parks. Yorke e Nick Cave também entram para ajudar nos vocais, enquanto Mauro Refosco (David Byrne, Atoms for Peace) e Nate Walcott (Bright Eyes) também emprestam seus talentos ao próximo álbum de estreia.
Honora apresenta seis canções originais, incluindo uma faixa coescrita por Flea, Johnson e Yorke, além de interpretações de músicas de George Clinton e Eddie Hazel, Jimmy Webb, Frank Ocean e Shea Taylor, e Ann Ronell. Ele lançou anteriormente “A Plea” em dezembro.
Em um comunicado compartilhando como o disco surgiu, Flea disse que em uma noite de 1991, ano em que o Red Hot Chili Peppers lançou o álbum marcante Blood Sugar Sex Magik (1991), Flea estava atuando no filme de Gus Van Sant My Own Private Idaho (1991) e disse a um amigo: “Quero fazer um disco instrumental com grooves hipnóticos profundos, melodias alucinantes em camadas por cima, meditações sobre um groove”.
Ao se aproximar de seu 60º aniversário, o músico decidiu praticar trompete todos os dias por dois anos e que faria um álbum, independentemente de onde seus conhecimentos ou talentos terminassem. Embora a princípio temesse que a banda que reuniu para o projeto pensasse que ele era “um filho da mãe que não sabe tocar, charlatão, poseur do rock ou fã”, acabou se revelando que “eles eram todas as pessoas mais genuinamente solidárias, me comovendo profundamente e diariamente com seus espíritos generosos”.
“Sentar em uma sala e tocar a música com eles me fez sentir como se estivesse drogado”, disse Flea. “Eu estava vibrando, viajando e flutuando pelo estúdio. Eu os amo, eles realmente se entregaram. Eu me curvo completamente.”
Honora tracklist
“Golden Wingship”
“A Plea”
“Traffic Lights”
“Frailed”
“Morning Cry”
“Maggot Brain”
“Wichita Lineman”
“Thinkin Bout You”
“Willow Weep for Me”
“Free As I Want to Be”
Datas da Turnê Honora
7 de maio — Chicago, IL @ Thalia Hall
9 de maio — Toronto, ON @ The Opera House
10 de maio — Montreal, QC @ Théâtre Beanfield
12 de maio — Nova York, NY @ Webster Hall
13 de maio — Washington, DC @ Black Cat
16 de maio — Los Angeles, CA @ The Fonda Theatre
21 de maio — Berlim, DE @ Heimathafen
22 de maio — Amsterdã, NL @ Paradiso
26 de maio — Londres, UK @ Koko
28 de maio — Paris, FR @ Alhambra
+++LEIA MAIS: O músico do Red Hot Chili Peppers do qual Flea não é próximo
+++LEIA MAIS: A maior influência de Flea no baixo, segundo o próprio