MARCA REGISTRADA

Matthew McConaughey registra ‘alright, alright, alright’ para impedir uso da frase por IA

Ator obteve aprovação de oito marcas nos EUA para proteger sua voz, imagem e o bordão criado em Jovens, Loucos e Rebeldes (1993)

Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)

Matthew McConaughey registra 'alright, alright, alright' para impedir uso da frase por IA-2238651741 (Stacy Revere/Getty Images)

Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas) decidiu agir de forma preventiva contra o uso indevido de sua imagem e voz por ferramentas de inteligência artificial. O ator registrou oficialmente o famoso bordão “alright, alright, alright”, além de outros trechos audiovisuais associados à sua figura pública, junto ao Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO).

Segundo informações do The Wall Street Journal, oito pedidos de marca foram aprovados, incluindo clipes curtos do ator — como um vídeo de sete segundos em que ele aparece em uma varanda, outro de três segundos sentado diante de uma árvore de Natal — e o áudio em que pronuncia a frase que se tornou sua assinatura.

O bordão surgiu em seu filme de estreia, a comédia Jovens, Loucos e Rebeldes (1993), no papel de David Wooderson. Desde então, a expressão ficou indissociável da imagem de McConaughey, que passou por uma fase de comédias românticas antes de se reinventar em dramas prestigiados nos anos 2010 — período que ficou conhecido como a “McConaissance”.

Em comunicado por e-mail, o ator explicou a motivação da iniciativa: “Minha equipe e eu queremos ter certeza de que, sempre que minha voz ou imagem forem usadas, isso aconteça porque eu aprovei e autorizei. Queremos criar um perímetro claro de propriedade, com consentimento e atribuição como regra em um mundo dominado pela IA”.

Jonathan Pollack, um dos advogados de McConaughey, afirmou que o registro oferece respaldo jurídico concreto. “Em um cenário em que todos tentam entender como lidar com o mau uso da IA, agora temos uma ferramenta para barrar alguém imediatamente ou levá-lo à Justiça federal”, disse.

Fonte: NME

LEIA TAMBÉM: Matthew McConaughey e Michael Caine vendem o uso de suas vozes para empresa de IA

Angelo Cordeiro é repórter do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, escreve sobre filmes desde 2014. Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Pisciano, mas não acredita em astrologia. São-paulino, pai de pet e cinéfilo obcecado por listas e rankings.
TAGS: Matthew McConaughey