‘Dunesday’: Robert Downey Jr. e Timothée Chalamet batizam ‘duelo’ entre ‘Vingadores’ e ‘Duna 3’
Vingadores: Doutor Destino e Duna: Parte 3 estreiam no mesmo dia e ganham apelido inspirado no fenômeno Barbenheimer
Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)
O calendário de estreias de 2026 já tem seu grande confronto cinematográfico. Robert Downey Jr. (Oppenheimer) e Timothée Chalamet (Marty Supreme) revelaram que deram um apelido especial ao choque de datas entre Vingadores: Doutor Destino e Duna: Parte 3, ambos programados para chegar aos cinemas em 18 de dezembro nos Estados Unidos. O nome escolhido foi “Dunesday”.
A brincadeira surgiu durante uma sessão de perguntas e respostas após a exibição de Marty Supreme, novo drama estrelado por Chalamet. No palco ao lado do ator, Downey Jr. comentou o inusitado encontro de superproduções e contou que os dois decidiram oficializar o momento com um nome próprio.
“Os dois filmes estreiam no dia 18 de dezembro, então resolvemos criar um nome para isso”, disse Downey Jr. “Estamos pensando em ‘Dunesday’.”
Robert Downey Jr. and Timothée Chalamet talk about ‘AVENGERS: DOOMSDAY’ and ‘DUNE: PART 3’ releasing on the same day:
“We both have films opening on December 18, we decided to coin a name for it… We’re thinking ‘DUNESDAY.’” pic.twitter.com/1yXiRegyWE
— DiscussingFilm (@DiscussingFilm) January 15, 2026
A alcunha remete diretamente ao fenômeno “Barbenheimer”, de 2023, quando Barbie, de Greta Gerwig, e Oppenheimer, de Christopher Nolan, dividiram a mesma data de estreia. Em vez de competir, os filmes transformaram o embate em evento cultural, incentivando sessões duplas e uma onda de memes que impulsionou o público aos cinemas. O resultado foi histórico: Barbie arrecadou mais de US$ 1,4 bilhão, enquanto Oppenheimer somou US$ 956 milhões em bilheteria mundial.
Em Vingadores: Doutor Destino, Robert Downey Jr. retorna ao Universo Marvel após sua despedida como Tony Stark em Vingadores: Ultimato (2019). Desta vez, porém, o ator assume um papel inédito na franquia: o vilão Doutor Destino, que será o grande antagonista do novo longa.
Já Timothée Chalamet volta a interpretar Paul Atreides em Duna: Parte 3, encerrando a trilogia iniciada em 2021. O filme adapta Messias de Duna, livro de Frank Herbert, e traz de volta Zendaya (Rivais), além de adicionar Florence Pugh (Midsommar) e Anya Taylor-Joy (A Bruxa) ao elenco.
Fonte: NME
LEIA TAMBÉM: Wakandanos e Quarteto Fantástico se reúnem em novo trailer de ‘Vingadores 5’