NOVA TURNÊ

O primeiro setlist dos Foo Fighters em 2026 — e teve homenagem a Pat Smear

Show da banda no México contou com substituição do guitarrista por Jason Falkner e “festa” de aniversário adiantada

Giovana Laurelli (@gii_laurelli)

Foo Fighters na Feria de León em 2026 (Foto: Job López/Feria Estatal de León)
Foo Fighters na Feria de León em 2026 (Foto: Job López/Feria Estatal de León)

No último sábado, 10, a banda Foo Fighters fez sua primeira apresentação do ano. O show ocorreu no espaço de eventos Velaria de la Feria em León, México, e marca o início da turnê Take Cover. Com 18 músicas, o setlist foi formado por clássicos do grupo e favoritas dos fãs, além de uma homenagem ao membro ausente Pat Smear.

O guitarrista anunciou no dia 7 de janeiro, pelas redes sociais da banda, que não estaria presente em algumas das apresentações que estavam por vir. No que foi descrito como um “acidente bizarro de jardinagem”, Smear fraturou múltiplos ossos do pé esquerdo.

Jason Falkner, guitarrista do cantor Beck e da cantora St. Vincent, foi escolhido como substituto de Smear enquanto ele se recupera.

“Na tradição clássica de astros do rock tendo acidentes bizarros de jardinagem, Pat Smear aparentemente deu boas-vindas ao ano novo esmagando pra caramba seu pé esquerdo”, escreveu o Foo Fighters na publicação. A brincadeira tem origem no filme Isto é Spinal Tap (1984), de Rob Reiner. No filme, o primeiro baterista da banda falsa morreu em um “acidente bizarro de jardinagem”.

Na vida real, o baterista do Toto, Jeff Porcaro, realmente morreu enquanto aplicava inseticida em seu jardim no início dos anos 90. Em 2020, o guitarrista do Queen, Brian May, ficou afastado após se machucar em um autodeclarado “momento de jardinagem excessivamente entusiasmada”.

Smear vai perder “alguns shows” enquanto se recupera, a banda continuou, acrescentando: “Vamos sentir falta do nosso amado Pat tanto quanto vocês, mas queremos que ele se cure completamente e volte a ficar em pé o mais rápido possível”. A banda não explicou como o acidente ocorreu, mas Smear deve retornar aos placos no festival Welcome to Rockville em Daytona BeachFlórida, em maio, ou no início da fase europeia da turnê em junho.

Na primeira data da turnê, a banda iniciou sua apresentação com o hit “All My Life” e “Times Like These“, do álbum One By One (2002). Em seguida, emendaram a faixa com uma versão de seu maior sucesso, “The Pretender“.

A maior parte do repertório foi composto por sucessos como “Best Of You“, “Monkey Wrench“, “Learn To Fly“, “Everlong” e “My Hero“. Faixas menos conhecidas, como “La Dee Da“, “Run” e “Aurora” também tiveram seu momento no setlist. “Exhausted“, single promocional de estreia lançado cerca de seis meses antes do popular sucesso “This Is A Call” em 1995, também esteve presente.

Logo após “These Days“, o público cantou em coro ‘Parabéns a Você’ para Dave Grohl, que completou 57 anos na última quarta, 14. Em seguida, o vocalista fez uma homenagem à Smear.

“Não sei se vocês já ouviram, mas o nosso guitarrista – Pat Smear – quebrou a perna, né? Já passei por isso”, disse Grohl. “Ele quebrou a perna, [então] não pudemos ter o Pat aqui esta noite… então ligamos para o nosso querido amigo Jason Falkner para vir substituir o Pat para que pudéssemos tocar com vocês esta noite”.

“Conheço Jason há décadas. Muito tempo”, acrescentou o artista. “Um músico incrível. Ele já tocou com Beck St. Vincent. Já tocou com todo mundo, então ele realmente nos salvou e nos resgatou esta noite para que pudéssemos tocar para vocês.” Após a fala, os Foo Fighters tocaram doisde seus maiores sucessos, “My Hero” e “Learn to Fly“.

Confira o setlist completo abaixo (via Setlist.fm)

  1. All My Life
  2. Times Like These
  3. The Pretender
  4. La Dee Da
  5. These Days(público canta “Parabéns” para Dave Grohl)
  6. My Hero(dedicado à Pat Smear)
  7. Learn to Fly
  8. Run
  9. This Is a Call
  10. No Son of Mine(com trecho de “Ace of Spades“, do Motörhead )
  11. Aurora
  12. White Limo
  13. Arlandria
  14. Monkey Wrench(solo de bateria inédito no final)
  15. Hey, Johnny Park!
  16. Best of You

BIS

18. “Exhausted
19. “Everlong

Jornalista em formação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Giovana é apaixonada por música, filmes e a intersecção entre cultura e política. Já foi bailarina e canta em bandas de soul, rock e pop desde a pré-adolescência. É editora de Cultura e Entretenimento no Jornal Contraponto, veículo laboratorial impresso da PUC-SP. Na Rolling Stone, escreve sobre música, cinema e cultura pop.
TAGS: Chris Shiflett, dave growl, Foo Fighters, Ilan Rubin, jason falkner, Nate Mendel, Pat Smear, rami jaffee