ESPECTRO POLÍTICO

Dave Mustaine: ‘sou cristão, respeito a lei, mas não sou de direita’

Líder do Megadeth comenta sobre seu posicionamento em nova entrevista que antecede o disco e a turnê de despedida

Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)

Dave Mustaine, vocalista e guitarrista do Megadeth, em 2022 (Foto: Emma McIntyre / Getty Images for SiriusXM)
Dave Mustaine, vocalista e guitarrista do Megadeth, em 2022 (Foto: Emma McIntyre / Getty Images for SiriusXM)

Enquanto o Megadeth se prepara para pendurar as chuteiras com um último disco — a ser lançado no próximo dia 23 de janeiro — e uma turnê de despedida, Dave Mustaine reflete sobre as constantes especulações sobre suas inclinações políticas.

Em uma nova entrevista concedida ao The New York Times (via Consequence e Blabbermouth), o músico de 64 anos buscou se distanciar dos rótulos de “direitista” ou “republicano” que frequentemente lhe são atribuídos por fãs e pela mídia.

O vocalista, guitarrista e líder do Megadeth foi direto ao ponto:

“Eu sou cristão e obedeço a um conjunto diferente de anjos. Eu respeito lei, mas não, eu não sou de direita.”

Mustaine acrescentou:

“Costumávamos dizer que a religião é para pessoas que têm medo de ir para o inferno, e a espiritualidade é para pessoas como nós, que já estiveram lá.”

Dave Mustaine é de direita?

A percepção do público sobre o conservadorismo de Mustaine ganhou força ao longo dos anos, especialmente após comentários feitos em 2016, quando elogiou o tino comercial de Donald Trump e afirmou que jamais votaria em Hillary Clinton.

No entanto, o guitarrista insiste que sua história nas urnas prova sua independência. Ao programa de rádio Streets of Rock N’ Roll, ele já havia afirmado anteriormente:

“Se você checar meu histórico de votação, verá que já votei em democratas e republicanos. É uma pena que as pessoas tentem destruir carreiras por causa de um voto.”

O músico lembrou sua participação na campanha “Rock The Vote” em 1992, quando visitou a Casa Branca para incentivar jovens a se registrarem para votar. Na época, Mustaine ressaltou que seu objetivo não era converter ninguém a um partido, mas promover o exercício da cidadania.

“Eu tento mostrar os dois lados e deixar que a pessoa escolha. Não tento dizer às pessoas o que fazer nas minhas músicas.”

Despedida do Megadeth no Brasil

A turnê de despedida do Megadeth vai passar pelo Brasil em maio de 2026. Pelo menos a princípio, será apenas uma data, marcada para o dia 2, no Espaço Unimed, em São Paulo. Os ingressos esgotaram com seis meses de antecedência.

+++ LEIA MAIS: Como Dave Mustaine entrou para o Metallica sem precisar tocar pra valer
+++ LEIA MAIS: Dave Mustaine revela razões para acabar com o Megadeth após turnê final
+++ LEIA MAIS: Saiba duração prevista da turnê de despedida do Megadeth

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.
TAGS: dave mustaine, Megadeth