RIFFS E MAIS RIFFS

As duas músicas do Metallica que complicam James Hetfield ao tocar ao vivo

Aos 62 anos, guitarrista e vocalista elege as composições da banda que mais exigem dele fisicamente e em termos de precisão

Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)

James Hetfield, do Metallica, em 2025 (Foto: Kevin Mazur/Getty Images for SiriusXM)
James Hetfield, do Metallica, em 2025 (Foto: Kevin Mazur/Getty Images for SiriusXM)

Mesmo para um artista com décadas de experiência, certas composições continuam a ser um desafio técnico e físico. James Hetfield, vocalista e guitarrista do Metallica, revelou recentemente que existem duas músicas do vasto catálogo da banda que ainda o deixam apreensivo e exigem esforço extra ao executá-las ao vivo.

Numa entrevista recente ao podcast The Metallica Report (via Ultimate Guitar), Hetfield confessou que, apesar de terem sido tocadas centenas de vezes, “Master of Puppets” e “Moth Into Flame” são as músicas que mais o desafiam no palco.

Para Hetfield, a dificuldade de tais músicas está tanto na exigência física como na precisão necessária. Ele afirma:

“Todos temos certas músicas que são um pouco difíceis. ‘Moth Into Flame’ e ‘Master of Puppets’ são duas que nos fazem pensar: ‘Uau, estas são um pouco complicadas’.”

De acordo com James Hetfield, porém, cada músico na banda tem suas próprias canções consideradas mais difíceis e essa “lista” pode variar:

“Tenho a certeza de que o Lars (Ulrich, baterista) tem a sua lista, todos temos a nossa. Mas nós seguimos em frente e ajudamos uns aos outros.”

O frontman de 62 anos arremata, ponderando que é natural sentir mais dificuldade para tocar à medida que a idade vai aumentando:

“Acho que é um testamento de ser humano e de envelhecer como é suposto, ter a noção de que ‘o meu corpo aguenta isto, mas não aguenta aquilo’.”

As músicas do Metallica citadas por James Hetfield

“Master of Puppets”, do clássico álbum de mesmo nome lançado em 1986, é conhecida pelas diversas palhetadas para baixo em alta velocidade, com diversas mudanças de andamento. Já “Moth Into Flame”, do álbum Hardwired… to Self-Destruct (2016), destaca-se pela variedade de palhetadas, que sobem e descem em termos de intensidade.

+++ LEIA MAIS: Iron Maiden ou Metallica, quem ganha mais grana com shows? Descubra
+++ LEIA MAIS: Como Dave Mustaine entrou para o Metallica sem precisar tocar pra valer
+++ LEIA MAIS: A música detestada pelo Metallica que foi tocada apenas uma vez ao vivo

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.
TAGS: james hetfield, Metallica