ROCK NO CINEMA

O novo filme que fãs de Iron Maiden precisam ver imediatamente

Banda britânica de heavy metal está na trilha sonora desse longa-metragem ao lado de Duran Duran e Radiohead

Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)

Iron Maiden em 1983 (E-D): Adrian Smith, Nicko McBrain, Bruce Dickinson, Steve Harris e Dave Murray (Foto: Paul Natkin / WireImage)

Se você é fã de Iron Maiden, prepare-se para ver, ou melhor, ouvir a banda nos cinemas agora mesmo.

*Atenção: o texto a seguir contém spoilers de um filme recém-lançado. Não continue a leitura caso não queira saber detalhes.

Dave Murray, o mascote Eddie e Adrian Smith durante show do Iron Maiden em 2025 (Foto: Per Ole Hagen / Redferns via Getty Images)

A sequência de terror pós-apocalíptico 28 Years Later: The Bone Temple (no Brasil, Extermínio 3: O Templo dos Ossos) acaba de chegar às telonas com um momento que já está sendo chamado de um dos mais icônicos do ano: uma cena épica embalada por um clássico da banda britânica de heavy metal.

O filme, dirigido por Nia DaCosta e roteirizado por Alex Garland, traz o prestigiado ator Ralph Fiennes no papel do Dr. Ian Kelson. Em uma sequência descrita por críticos como “de cair o queixo”, Kelson se vê obrigado a encenar um ritual satânico para enganar uma gangue de sobreviventes psicóticos liderada pelo lunático Sir Lord Jimmy Crystal (Jack O’Connell). E sabe qual música é tocada neste momento: “The Number of the Beast”.

O resultado é uma performance visceral onde o ator dança freneticamente entre pilhas de ossos humanos ao som da voz de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden.

Nia DaCosta, diretora do longa, disse à Entertainment Weekly (via Ultimate Classic Rock).

“O mais importante para mim era que fosse assustador, épico e divertido, mas também que víssemos a turma como crianças. Quero que pareça a primeira vez que eles estão em um show, porque… é a primeira vez que eles ouvem música projetada. O que isso faz com o seu corpo se você é basicamente um adulto e nunca ouviu isso antes?”

Iron Maiden não costuma ceder músicas

O uso da música é um evento raro, já que o Iron Maiden é conhecido por ser extremamente seletivo com licenciamentos. Em um comunicado oficial, a banda revelou que aceitou o convite devido à “vibe britânica” da franquia e ao respeito pelo trabalho de Danny Boyle e Alex Garland.

Eles descreveram a cena como um “risco calculado” que valeu a pena, destacando que a música não foi usada apenas como fundo, mas como parte integrante da narrativa.

Trilha sonora e elenco do filme

Além de Iron Maiden, a trilha sonora de The Bone Temple conta com outras escolhas de peso que ajudam a construir o clima de desolação e loucura do Reino Unido 28 anos após o surto do “Virus da Raiva”:

  • “Girls on Film”Duran Duran
  • “Everything in Its Right Place”Radiohead
  • “The Trooper”Iron Maiden (também presente em momentos do filme)

O elenco é encabeçado por Ralph Fiennes, Jack O’Connell e o jovem Alfie Williams (como Spike), além de Erin Kellyman e Chi Lewis-Parry, que interpreta o “Alpha Infectado” chamado Samson, com quem o Dr. Kelson desenvolve uma relação complexa e científica.

Extermínio 3: O Templo dos Ossos já está em cartaz nos cinemas.

+++ LEIA MAIS: A resposta de Bruce Dickinson a quem pensa que ele não consegue tocar guitarra
+++ LEIA MAIS: Iron Maiden ou Metallica, quem ganha mais grana com shows? Descubra
+++ LEIA MAIS: Polícia faz operação ‘Fear of the Pix’ contra ingressos falsos para show do Iron Maiden

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.
TAGS: Iron Maiden