Qual é o filme brasileiro com mais indicações ao Oscar na história?
Com quatro indicações, O Agente Secreto, novo longa de Kleber Mendonça Filho (Bacurau), fez história no Oscar 2026
Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)
O cinema brasileiro acaba de alcançar um novo marco histórico no Oscar. Com quatro indicações, O Agente Secreto, novo longa de Kleber Mendonça Filho (Bacurau), empata com Cidade de Deus (2002) e O Beijo da Mulher Aranha (1985) como o filme brasileiro com mais indicações à premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Os nomeados à 98ª edição da maior premiação do cinema foram relevados nesta quinta-feira (22). Confira a lista completa clicando aqui.
As 4 indicações de O Agente Secreto
O feito consolida o Brasil como uma potência internacional e repete o feito de Ainda Estou Aqui em Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, indicado nas mesmas categorias em 2025. Além disso, O Agente Secreto conseguiu uma indicação inédita na categoria estreante de Melhor Direção de elenco, com Gabriel Domingues. Confira a seguir as categorias do longa:
-
Melhor Filme
-
Melhor Ator – Wagner Moura
-
Melhor Filme Internacional
-
Melhor Direção de Elenco – Gabriel Domingues
O empate com Cidade de Deus
Até então, o recorde de indicações de um filme brasileiro falado inteiramente em português pertencia a Cidade de Deus, indicado a quatro Oscars em 2004:
-
Melhor Direção – Fernando Meirelles
-
Melhor Roteiro Adaptado – Bráulio Mantovani
-
Melhor Fotografia – César Charlone
-
Melhor Montagem – Daniel Rezende
Mas O Beijo da Mulher-Aranha é brasileiro?
Frequentemente citado nesse tipo de levantamento, O Beijo da Mulher-Aranha (1985), de Héctor Babenco, também recebeu quatro indicações ao Oscar e venceu Melhor Ator com William Hurt. Existe um debate sobre o filme ser ou não brasileiro, mas sim, o longa pode ser considerado um filme brasileiro, inclusive do ponto de vista crítico e historiográfico.
Embora seja uma coprodução internacional, falada majoritariamente em inglês e financiada com capital estrangeiro, o longa dirigido por Hector Babenco é amplamente reconhecido como parte do cinema brasileiro. A história se passa no Brasil, é baseada no romance do escritor argentino radicado no país Manuel Puig, e foi realizada por um cineasta que construiu sua obra e identidade artística no Brasil.
Essa compreensão não é apenas simbólica. O Beijo da Mulher-Aranha integra a lista dos “100 Melhores Filmes Brasileiros da História”, organizada pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Confira a seguir as quatro indicações do filme no Oscar de 1986:
-
Melhor Filme
-
Melhor Direção – Héctor Babenco
-
Melhor Ator – William Hurt
-
Melhor Roteiro Adaptado – Leonard Schrader
LEIA TAMBÉM: Com ‘O Agente Secreto’ em 4 categorias, confira os indicados ao Oscar 2026