NOVIDADE

Onde assistir a ‘Sirāt’, dirigido por cineasta que criticou brasileiros?

Além da indicação a Melhor Som, o filme concorre diretamente com O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, na categoria Melhor Filme Internacional

Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)

Onde assistir a 'Sirāt', dirigido por cineasta que criticou brasileiros (Divulgação)

Sirāt, longa indicado ao Oscar 2026, está atualmente rendendo uma forte repercussão negativa no Brasil após o diretor franco-espanhol Oliver Laxe fazer declarações polêmicas sobre os membros brasileiros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Mas onde assistir à novidade? Saiba a seguir:

Qual foi a fala polêmica do diretor?

Em entrevista ao talk show La Revuelta, da emissora pública espanhola TVE, Laxe afirmou que os brasileiros que integram o corpo votante do Oscar seriam “ultranacionalistas” e que votariam em qualquer obra nacional, independentemente da qualidade. “Há muitos brasileiros na Academia e nós os adoramos, mas eles são ultranacionalistas. Acho que, se os brasileiros inscrevessem um sapato no Oscar, todos votariam nele”, declarou o diretor. Confira o vídeo:

Ainda na entrevista, Laxe tentou amenizar o tom, elogiando o filme e Kleber Mendonça Filhoele é brilhante“. Mesmo assim, as falas repercutiram rapidamente nas redes sociais, com críticas de cinéfilos, jornalistas e profissionais do audiovisual, que classificaram o comentário como desrespeitoso e reducionista. Muitos destacaram que o argumento ignora tanto a diversidade do corpo votante quanto o próprio funcionamento do processo de votação da Academia.

Qual é a história de Sirāt?

Com assinatura da produtora El Deseo, dos irmãos Agustín e Pedro Almodóvar, o longa acompanha um pai e um filho que chegam a uma rave nas montanhas do Marrocos. Ambos estão em busca de Mar — filha e irmã —, que desapareceu meses antes em uma dessas festas intermináveis.

Cercados por música eletrônica e por uma sensação crua e desconhecida de liberdade, eles saem distribuindo a foto da jovem. A esperança vai se apagando, mas os dois persistem e seguem um grupo de frequentadores rumo a uma última festa no deserto. À medida que avançam por um cenário escaldante, a jornada os obriga a confrontar os próprios limites.

Onde assistir ao filme?

Além da indicação a Melhor Som, o filme concorre diretamente com O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, na categoria Melhor Filme Internacional e está atualmente disponível nos cinemas brasileiros. Assista ao trailer de Sirāt:

LEIA TAMBÉM: ‘Sirāt’ é travessia sádica rumo ao inferno feita para público masoquista

Angelo Cordeiro é repórter do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, escreve sobre filmes desde 2014. Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Pisciano, mas não acredita em astrologia. São-paulino, pai de pet e cinéfilo obcecado por listas e rankings.
TAGS: O Agente Secreto, Oliver Laxe, oscar, oscar 2026, Sirât