SP quer promover megashow internacional gratuito ainda em 2026; veja atrações cotadas
Inspirada pelo sucesso de Madonna e Lady Gaga no Rio de Janeiro, capital paulista planeja evento no segundo semestre; local ainda está em debate
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)
A cidade de São Paulo pretende entrar na rota dos grandes espetáculos gratuitos ao ar livre. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) revelou o desejo de realizar um megashow internacional na capital paulista ainda no segundo semestre de 2026.
A iniciativa, revelada em entrevista à Rádio CBN, busca espelhar o modelo adotado pelo Rio de Janeiro, que já promoveu apresentações históricas em Copacabana e aproveita essas oportunidades para alavancar o setor econômico e turístico.
Segundo as primeiras informações, a prefeitura paulistana já trabalha com uma lista de artistas de peso. Entre os nomes mais cotados para o evento estão bandas como U2, Rolling Stones e Foo Fighters, além da estrela pop Mariah Carey.
A definição do local do evento ainda está em discussão. Embora a Avenida Paulista seja a favorita do prefeito por sua infraestrutura e tradição, há um bloqueio jurídico a ser superado.
Por força de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de 2007, a avenida só pode sediar três eventos por ano — cota hoje preenchida pela São Silvestre, o Réveillon e a Parada do Orgulho LGBT+.
Influência carioca
A estratégia de São Paulo é uma resposta direta ao sucesso do projeto Todo Mundo no Rio, que se tornou referência em eventos de massa gratuitos. O projeto teve seu marco inicial com a histórica apresentação de Madonna em maio de 2024. Participaram também atrações brasileiras como Anitta e Pabllo Vittar.
Em 2025, o Rio de Janeiro recebeu a segunda edição do projeto, intitulada como “Mayhem on the Beach”. A atração principal foi a cantora Lady Gaga, que divulgava o disco Mayhem (2024) e atraiu um público recorde de 2,1 milhões de pessoas, segundo a prefeitura do Rio. O impacto econômico estimado na cidade foi de R$ 600 milhões.
+++ LEIA MAIS: Os 11 shows de rock mais aguardados no Brasil em 2026, segundo crítico da Rolling Stone
+++ LEIA MAIS: A melhor música de rock clássico do século 21, segundo Rolling Stone
+++ LEIA MAIS: As 10 bandas de rock que mais faturaram com shows em 2025, segundo a Billboard