Shakira é oficialmente a artista latina com a turnê de maior bilheteria de todos os tempos
A superestrela levou sua turnê Las Mujeres Ya No Lloran pelo mundo durante o último ano
Maya Georgi, Rolling Stone EUA
A turnê Las Mujeres Ya No Lloran de Shakira estabeleceu oficialmente o recorde mundial do Guinness para a turnê de maior bilheteria de um artista latino de todos os tempos. A monumental jornada da cantora colombiana arrecadou 421,6 milhões de dólares e vendeu 3,3 milhões de ingressos em 86 shows, de acordo com o Billboard Boxscore. Como Shakira canta na colaboração com Bizarrap, que deu nome à turnê: “Las mujeres ya no lloran, las mujeres facturan”, ou melhor, “As mulheres não choram mais, as mulheres faturam”.
No ano passado, Shakira deu início à turnê no Brasil e, desde então, passou por grandes estádios em todo o mundo, incluindo o MetLife Stadium em Nova York. A cantora ainda não vai parar; ela tem datas marcadas ao longo de 2026 e encerrará finalmente a turnê no México.
Em uma entrevista à Billboard, Shakira compartilhou seus pensamentos sobre a quebra do recorde. “A indústria da música cresceu tanto em comparação ao que era quando comecei minha carreira”, disse ela. Anteriormente, Luis Miguel detinha o recorde por sua turnê de 2023-2024, que arrecadou 409,5 milhões de dólares. “Quebrar este recorde é um novo marco para mim, considerando que existem tantos grandes artistas que historicamente fizeram turnês na América Latina e Espanha”, disse ela. “Após uma carreira de 30 anos, que exigiu tanto esforço e enfrentou tantos desafios, viver este momento incrível é inacreditável.”
Ela acrescentou: “Só posso ser grata pela lealdade e paixão dos meus fãs, que dão sentido a tudo o que faço, e sem eles nada disso estaria acontecendo. Sem dúvida, eles são os melhores fãs do mundo.”
A turnê marcou a primeira jornada ao vivo de Shakira desde 2018. Em sua matéria de capa da Rolling Stone de 2024, a cantora detalhou tudo o que envolveu o planejamento de seu esforço ao vivo que abrange toda a carreira, desde a escolha do repertório até a busca por inspiração tanto na turnê Renaissance de Beyoncé quanto na Eras Tour de Taylor Swift. “Preparar um show é uma das coisas mais intrincadas e complexas que posso fazer como artista”, disse ela na época.
LEIA TAMBÉM: Cardi B sai vitoriosa após juiz multar advogado em US$ 1.500 por gafe