Sepultura divulga título e primeiros detalhes de seu EP de despedida
Banda brasileira de metal já gravou as músicas que irão integrar o último material de estúdio antes de encerrar a carreira
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)
O Sepultura acaba de revelar o título e as primeiras informações sobre seu último trabalho de estúdio antes de encerrar as atividades. O projeto final, que será um EP, foi batizado como The Cloud of Unknowing.
O trabalho marcará o primeiro registro oficial com o jovem baterista Greyson Nekrutman, de 23 anos, que assumiu as baquetas em fevereiro de 2024 após a saída de Eloy Casagrande para o Slipknot. O EP virá como brinde para quem comprar o pacote VIP de ingressos nos shows da banda na América do Norte.
Segundo o guitarrista Andreas Kisser (via Blabbermouth), o material foi gravado de forma bastante natural em Miami, logo após a apresentação da banda no cruzeiro 70.000 Tons of Metal em janeiro de 2025.
Ele relatou sobre o material, ainda sem data exata para ser lançado:
“Foi muito espontâneo. Estávamos participando do cruzeiro 70.000 Tons Of Metal e ficamos em Miami. ‘Temos esse estúdio. Temos algumas ideias. Ok, vamos fazer’. E foi ótimo. Sem pressão das gravadoras, sem prazo… Fizemos no nosso tempo, sem pressa… E é ótimo. Por causa da ideia da turnê de despedida, podemos fazer isso também, planejar algo assim, ou não planejar nada, planejar o mínimo possível para realmente nos desafiarmos artisticamente a trabalhar em algo desse tipo.”
A despedida do Sepultura
No fim de 2023, o Sepultura anunciou uma turnê de despedida antes de encerrar as atividades. A Celebrating Life Through Death foi iniciada em março de 2024 e a previsão é que se estenda até o fim de 2026, colocando um ponto final na banda criada em 1984 pelos irmãos Max e Iggor Cavalera — que já não fazem mais parte da formação.
O quarteto composto hoje por Derrick Green (voz), Andreas Kisser (guitarra), Paulo Jr (baixo) e Greyson Nekrutman (bateria) também tem planos de lançar um disco ao vivo após a turnê.
A respeito do álbum ao vivo, Andreas tem dito em várias entrevistas que a proposta é lançar um trabalho com 40 músicas gravadas em 40 cidades diferentes. Para isso, todas as apresentações estão sendo registradas.
+++ LEIA MAIS: O último projeto do Sepultura antes de encerrar atividades
+++ LEIA MAIS: Sepultura anuncia último show da carreira na Europa — e com banda brasileira abrindo
+++ LEIA MAIS: A aula secreta que Eloy Casagrande deu para seu substituto no Sepultura