'EU SEI O QUE ACONTECEU'

Dave Mustaine conta o que falou para James Hetfield que fez ele desligar o telefone

Guitarrista do Megadeth revelou detalhes de última conversa com ex-companheiro do Metallica sobre créditos de composição

Kadu Soares (@soareskaa)

Dave Mustaine e James Hetfield
Foto: Tim Mosenfelder/WireImage

Dave Mustaine revelou detalhes de sua última conversa com James Hetfield, e o motivo pelo qual ela terminou abruptamente. Em entrevista à Classic Rock, o líder do Megadeth explicou que o último diálogo substancial com seu antigo companheiro de Metallica tratou de disputa sobre créditos de composição da demo No Life ‘Til Leather (1982), que contava com Mustaine, Hetfield, Lars Ulrich e Ron McGovney. A conversa azedou rapidamente e resultou em mais um capítulo da relação turbulenta entre os dois guitarristas.

Mustaine supostamente não conseguiu chegar a acordo com Hetfield e Ulrich sobre créditos de composição da demo de 1982, que causou um atraso indefinido no relançamento planejado para 2015. A demo apresentava sete músicas, seis das quais foram regravadas para o álbum de estreia do Metallica, Kill ‘Em All (1983). A sétima, “The Mechanix”, recebeu reformulação musical e apareceu em Kill ‘Em All como “The Four Horsemen”. Mustaine acreditava merecer mais crédito de composição do que Hetfield e Ulrich estavam dispostos a conceder.

“Escrevi toda a música de ‘Phantom Lord’, toda a música de ‘Metal Militia’, toda a música de ‘Jump in the Fire’ e ‘The Mechanix’. E escrevi as letras de ‘Jump in the Fire’ e ‘The Mechanix’. Então faça as contas: se escrevi a música e James escreveu as letras, então o crédito é 50% meu e 50% do James. Bem, não foi isso que aconteceu quando saí. James e Lars decidiram que iam dar ao Lars alguma porcentagem das músicas nas quais ele não escreveu nada, e isso aconteceu nas quatro músicas”, explicou Mustaine.

O guitarrista continuou expressando frustração com a situação financeira. “Isso foi motivo de discórdia para mim seguir em frente com o Metallica em qualquer coisa porque, sabe, simplesmente não foi justo. Vocês têm mais dinheiro que Deus, por que têm que pegar meu dinheiro?”, questionou. O desacordo levou Hetfield a ligar para Mustaine tentando resolver a questão, mas a conversa tomou rumo inesperado que encerrou o diálogo permanentemente.

“Então James me ligou e disse: ‘Ei, cara, queremos lançar essa coisa do No Life ‘Til Leather, e queremos acertar toda essa questão de publicação, e, sabe, realmente não lembramos o que aconteceu’. E eu disse: ‘Bem, isso é bom, porque eu lembro. Lembro o que aconteceu, e posso ajudar com isso'”, relatou Mustaine. A conversa então azedou: “E então a conversa tomou outro rumo. James disse: ‘Não é assim que lembramos’. E eu disse: ‘Bem, James, honestamente, há três formas de ver isso: do seu jeito, do meu jeito e a verdade, que é alguma combinação dos dois’. E esse foi o fim da conversa. Ele se ofendeu com isso, desligamos, e não me lembro de falar com ele desde então.”

Outros contatos ao longo dos anos

Embora Mustaine tenha citado essa disputa de publicação como última conversa adequada com Hetfield, ele mencionou algumas outras instâncias de comunicação nos anos seguintes. Em 2019, Mustaine disse que Hetfield entrou em contato após ele revelar publicamente diagnóstico de câncer. “Recebi mensagem de texto de volta do meu velho irmão, James Hetfield, e fiquei muito, muito feliz de ouvir dele. Ao contrário do que qualquer um diz, e ao contrário de qualquer ato que colocamos, amo James e sei que James me ama e se importa comigo”, declarou na época.

Mustaine disse também que mandou mensagem para Hetfield em 2022 após o frontman do Metallica admitir sentir-se inseguro durante apresentação no Brasil. “Amo aqueles caras [do Metallica]. Enviei mensagem de texto para James há apenas alguns dias depois que ele admitiu no palco que estava inseguro sobre sua forma de tocar guitarra. Disse: ‘James, te amo e gosto muito da sua forma de tocar’. Ele não respondeu. Claro que não. Por que responderia? O ponto é que eu queria que ele soubesse”, afirmou. Resta saber se membros do Metallica responderão às recentes propostas de Mustaine para ambas bandas fazerem turnê juntas.

+++LEIA MAIS: Dave Mustaine, do Megadeth, revela o que faria ‘tudo ficar bem’ com ex-companheiros do Metallica

+++LEIA MAIS: As duas músicas do Metallica que complicam James Hetfield ao tocar ao vivo

Kadu Soares é formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, possui um perfil no TikTok e um blog no Substack, onde faz reviews de projetos musicais.
TAGS: dave mustaine, james hetfield, Megadeth, Metallica