Mesmo fora da disputa, ‘Guerreiras do K-Pop’ é atração confirmada no BAFTA 2026
Esta a primeira vez que EJAE, Audrey Nuna e Rei Ami se apresentarão fora dos Estados Unidos, apesar do filme não concorrer à premiação britânica
Gabriela Nangino (@gabinangino)
Após vitória histórica no Grammy 2026 com “Golden“, as estrelas da animação da Netflix Guerreiras do K-Pop estão escaladas para apresentar a canção premiada na cerimônia do BAFTA 2026. O show marcará a primeira aparição de EJAE, Audrey Nuna e Rei Ami — mais conhecidas como as vozes de Rumi, Mira e Zoey da banda fictícia HUNTR/X — fora dos Estados Unidos.
“Nos apresentarmos no BAFTA é um momento inesquecível, que jamais imaginaríamos quando éramos mais jovens!”, afirmaram as artistas (via Variety). “Estamos muito orgulhosas de representar o filme Guerreiras do K-Pop da Netflix e levar a mensagem positiva do filme aos fãs do mundo todo”.
Porém, a notícia chegou após Guerreiras do K-Pop ter sido considerado inelegível para concorrer a um BAFTA.
Por que Guerreiras do K-Pop é inelegível ao BAFTA?
Guerreiras do K-Pop foi proibido de concorrer ao BAFTA de Melhor Animação por violar uma regra específica da premiação britânica: o filme estreou no serviço de streaming antes de chegar aos cinemas.
A Netflix tentou entrar com um recurso, argumentando que o longa teve exibições limitadas nas telonas em 23 e 24 de agosto, alguns meses após o seu lançamento digital. Entretanto, a academia rejeitou o apelo, reforçando que o requisito mínimo do BAFTA são “10 exibições comerciais no Reino Unido, durante pelo menos sete dias”. A categoria de Melhor Animação no BAFTA 2026 será disputada entre três filmes: Elio, A Pequena Amélie e Zootopia 2.
Apesar disso, Guerreiras do K-Pop segue forte na temporada de premiações, e é uma das grandes apostas para o Oscar 2026. A animação se tornou a se tornou o filme mais visto da história da Netflix, acumulando mais de 500 milhões de visualizações, e já tem uma continuação em pré-produção, com previsão de lançamento para 2029.
A faixa principal, “Golden”, também é a música mais ouvida de 2026 até o momento, e permaneceu por oito semanas consecutivas no topo das paradas da Billboard.
“Guerreiras do K-Pop teve um impacto fenomenal nos corações e mentes do público de todas as idades ao redor do mundo desde seu lançamento no ano passado, e por isso estamos muito felizes que os talentosos cantores por trás do HUNTR/X trarão sua energia K-Pop para o BAFTA”, disse Emma Baehr, diretora-executiva da premiação.
“Não estamos aqui apenas para celebrar filmes excepcionais e as pessoas que os fazem, mas também queremos criar uma noite imperdível de entretenimento, e mal podemos esperar para estender o tapete vermelho para um trio tão icônico.”
Quando ocorre a performance de “Golden” o BAFTA?
O BAFTA ocorrerá no domingo, 22 de fevereiro, no Royal Festival Hall, em Londres. A cerimônia de premiação será transmitido pelo HBO Max a partir das 16h.
+++ LEIA MAIS: EJAE diz que foi rejeitada por 10 anos no K-pop antes de vencer Globo de Ouro por ‘Guerreiras do K-Pop’