'GROOVE PODEROSO'

A música do Metallica que só agora sabemos ter sido inspirada por canção de Ozzy

Robert Trujillo, baixista da banda californiana e que também já tocou com o Príncipe das Trevas, é quem revela a correlação

Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)

Ozzy Osbourne (dir.) se apresenta com o Metallica em 2009
Ozzy Osbourne (dir.) se apresenta com o Metallica em 2009 - Foto: Theo Wargo/WireImage

O Metallica tem por tradição explicitar suas influências, que vão do punk britânico à New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM). A mais recente descoberta, porém, é uma conexão específica com a carreira solo de Ozzy Osbourne que acaba de vir à tona.

Robert Trujillo, baixista da banda, revelou que a música “You Must Burn!”, presente no álbum mais recente do grupo (72 Seasons, 2023), teve sua gênese baseada em um clássico de 1981 de Ozzy.

Em entrevista ao podcast The Metallica Report (via Loudwire), Trujillo explicou que a inspiração para a seção intermediária da faixa veio diretamente de “Believer“, canção do icônico álbum Diary of a Madman, o último com o saudoso Randy Rhoads, falecido em 1982.

Segundo o baixista, a parte central de “You Must Burn!” tem um “groove maligno, meio sujo com uma certa arrogância”. Ele recorda que estava trabalhando nessa ideia de forma independente, fora do ambiente do Metallica, antes de perceber que ela se encaixaria perfeitamente na sonoridade da banda.

Trujillo comentou:

“Com ‘You Must Burn!’, e me lembro daquela parte do meio — é um groove maligno, meio agressivo e com uma certa arrogância —, a inspiração veio de ‘Believer‘… é aquele tipo de deslize para dentro e tem esse groove poderoso naquele momento. Eu não sabia em qual música ela se encaixaria, nunca se sabe. Mas a ideia de que poderia existir em uma música do Metallica estava lá.”

O processo de composição seguiu a dinâmica do grupo, em que ideias são apresentadas em sessões de estúdio. Trujillo contou que foi um sinal positivo quando James Hetfield começou a demonstrar interesse pelo riff:

“Eu me lembro que James e eu começamos a brincar com a ideia de ‘You Must Burn!’ e a adicionar o toque dele, depois o meu, e assim por diante. Então, acabou se tornando parte da música. O que foi realmente legal, pelo menos para mim, foi que James tinha escrito uma parte vocal para mim… Era uma parte vocal melódica com letra, que se encaixava perfeitamente no riff que eu ajudei a criar junto com James… Foi um momento especial. Então, eu me conectei com meu Ozzy interior e coloquei a parte vocal ali.”

A conexão não é por acaso. Robert Trujillo tem história com Ozzy Osbourne, tendo sido o baixista da banda solo do vocalista de 1996 até 2003, quando se juntou ao Metallica.

+++ LEIA MAIS: Ozzy Osbourne ganha tributo no Grammy 2026 com Post Malone nos vocais
+++ LEIA MAIS: Dave Mustaine conta o que falou para James Hetfield que fez ele desligar o telefone
+++ LEIA MAIS: As duas músicas do Metallica que complicam James Hetfield ao tocar ao vivo

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.
TAGS: Metallica, Ozzy Osbourne, Robert Trujillo