O dia em que Ron Howard ficou acidentalmente ‘ligadão’ no set de ‘Apollo 13’
Diretor de obras como O Grinch e Uma Mente Brilhante ficou “ligadão” sem querer durante a preparação para gravar cenas em um avião de gravidade zero
Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)
Ron Howard, diretor de obras como O Grinch e Uma Mente Brilhante, revelou um bastidor inusitado das filmagens de Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo (1995): ele ficou “ligadão” sem querer durante a preparação para gravar cenas em um avião de gravidade zero, usado para simular a sensação de ausência de peso.
O relato voltou a circular após ser resgatado pela Far Out Magazine e vem de uma fala de Howard ao BAFTA, em 2013. Segundo ele, a equipe passou cerca de 13 dias filmando dentro de uma aeronave que faz manobras parabólicas para reproduzir a sensação de gravidade zero, o mesmo tipo de treinamento usado por astronautas.
Para aguentar o desconforto físico do voo, Howard contou que tomou um coquetel chamado “Scopedex”, composto por metade de escopolamina e metade de Dexedrine. A mistura, segundo ele, tinha uma função prática: a escopolamina ajudava a controlar o enjoo, enquanto o Dexedrine mantinha a pessoa acordada e produtiva.
O problema veio quando o voo foi cancelado por falha no motor. “Tomamos o Scopedex, ou pelo menos eu tomei, e estava tudo pronto. Aí deu problema no motor e não pudemos voar”, lembrou o cineasta. O que ele não percebeu de imediato é que, fora do ambiente de gravidade zero e sem a adrenalina do voo, a combinação de medicamentos poderia ter efeitos inesperados.
Foi aí que a situação saiu do controle. Howard afirma ter ficou acelerado e hiperativo, correndo pelo set e tentando reorganizar o plano de filmagem aos gritos, enquanto a equipe se divertia com o comportamento. “Eu estava correndo por aí dizendo: ‘Ok, então não dá pra ir, mas traz a câmera pra cá, a gente usa o mockup, tá tudo certo, dá pra iluminar — Tom, vem cá!’”, contou. “Eles só me olhavam como se alguém precisasse me acertar com um martelo.”
Outro bastidor: desmaio e “xixi” na frente de Kevin Bacon
Além da história do “barato involuntário”, Howard também compartilhou outro episódio embaraçoso relacionado ao filme. Em participação no programa de Stephen Colbert em 2025, ele disse que acabou urinando durante um exame físico feito ao lado do ator Kevin Bacon.
Howard explicou que tem uma condição chamada síncope vasovagal, que pode provocar tontura e desmaios em situações de estresse físico. Durante a bateria de testes médicos, ele começou a passar mal e apagou — e, como ainda não tinha feito o exame de urina, acabou fazendo xixi ali mesmo.
Ao acordar e perceber o constrangimento, ele brincou com Bacon: “Dez closes extras nesse filme, se você não contar pra ninguém”. E o ator teria respondido: “Tô contigo, chefe”.
Fonte: People
LEIA TAMBÉM: Jason Bateman vira alvo de críticas após pergunta sobre filhos a Charli xcx