SAIU DO BAÚ

O vídeo raro do Guns N’ Roses em 1987 que só surgiu agora — e encantou os fãs

Apresentação que captura a banda antes do estouro mundial ocorreu, curiosamente, no mesmo dia da gravação do clipe de ‘Welcome to the Jungle’

Pedro Hollanda (@phollanda21)

Guns N' Roses em 1987 (Foto: reprodução / YouTube)
Guns N' Roses em 1987 (Foto: reprodução / YouTube)

Uma banda como o Guns N’ Roses tem sua carreira tão bem documentada a ponto de surpresas serem raras. Entretanto, algo bem legal nesse sentido surgiu recentemente.

Um fã compartilhou no canal de YouTube Red’s GNR Videos! partes da apresentação da banda no Park Plaza Hotel, na cidade de Los Angeles, em 2 de agosto de 1987. A data é especial porque foi o dia da gravação do clipe de “Welcome to the Jungle”.

Até agora foram postadas três canções do set: “My Michelle”, “Mr. Brownstone” e “Paradise City”. Esta última é descrita pelo dono do canal como sua versão favorita da faixa.

Ele descreveu:

“Devido à demanda, decidi compartilhar minha performance preferida deste show famoso e nunca antes visto. Essa é de longe a melhor versão ao vivo de ‘Paradise City’ que já vi, incluindo o melhor grito que você vai ver do Axl [Rose] antes do solo acelerado.”

Apesar de estar em posse das imagens, o dono do canal não foi responsável pelo registro original. Segundo a descrição no vídeo de “My Michelle” do mesmo show, Marc Canter, o primeiro fotógrafo oficial do Guns, é o autor das filmagens.

Partes da performance já haviam aparecido online em 2008 como conteúdo bônus do seu livro Reckless Road: Guns ‘N Roses And The Making Of Appetite for Destruction.

O demorado sucesso do Guns N’ Roses

As imagens do show mostram o Guns N’ Roses num momento no qual Appetite for Destruction (1987) já havia sido lançado, mas o grupo ainda era praticamente desconhecido fora de Los Angeles. O vídeo de “Welcome to the Jungle” foi lançado em outubro daquele ano, porém a MTV se recusava a exibi-lo na programação.

A Geffen Records convenceu o canal a passar o clipe de madrugada. A demanda de telespectadores fez “Welcome to the Jungle” entrar na rotação de dia, tornando-se um dos mais pesados.

Entretanto, o grande sucesso de Appetite for Destruction veio quase um ano após seu lançamento. Mérito de “Sweet Child O’ Mine”.

A balada composta por Axl Rose para sua namorada na época saiu como single em junho de 1988 e chegou ao 1º lugar nos Estados Unidos. O Guns estava no meio de uma turnê abrindo para o Aerosmith, mas o sucesso da canção foi tamanho a ponto de forçar uma inversão na programação: a banda introdutória, agora, era atração principal — e se preparava para dominar o mundo.

+++ LEIA MAIS: Show do Guns N’ Roses no Rio de Janeiro é cancelado por ‘decisão logística’
+++ LEIA MAIS: Velvet Revolver poderia ter sido grande como Guns N’ Roses, segundo Matt Sorum

Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como IgorMiranda.com.br, Scream & Yell e Rock'n'Beats.
TAGS: guns n roses, guns n' roses