SEM PENSAR DUAS VEZES

O lendário baterista que toparia tocar com o Rush se fosse chamado

Músico em questão revelou que não chegou a receber convite, mas que aceitaria ‘com o máximo respeito e honra’

Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)

Rush ao vivo em 2013
Rush ao vivo em 2013 - Foto: Frederick Breedon / Getty Images

O baterista Mike Portnoy, integrante do Dream Theater e referência técnica em seu instrumento, declarou recentemente que estaria disposto a assumir as baquetas do Rush caso fosse convidado por Geddy Lee e Alex Lifeson.

A afirmação foi feita ao responder perguntas sugeridas por leitores da revista Metal Hammer. Na ocasião, ele — que sempre se declarou apaixonado por Rush e é visto por muitos como um discípulo do falecido Neil Peart — disse que isso não aconteceu, mas que toparia um hipotético convite para a turnê de reunião da banda canadense.

Portnoy afirmou:

“Se, hipoteticamente, eles me abordassem com isso, é claro que eu aceitaria com o máximo respeito e honra.”

Mike Portnoy (Foto: Paty Sigiliano @paty_sigilianophotos para IgorMiranda.com.br)
Mike Portnoy (Foto: Paty Sigiliano @paty_sigilianophotos para IgorMiranda.com.br)

No entanto, o baterista também ponderou sobre a dificuldade do desafio de substituir Peart e o quanto isso seria trabalhoso:

“Mas, francamente, estou até aliviado por não terem feito isso (convite). Em primeiro lugar, substituir o Neil será impossível. Se alguém achou difícil para o Mike Mangini (baterista do Dream Theater de 2010 a 2023) me substituir, tente substituir o Neil Peart! E eu voltei para o Dream Theater, que é onde eu pertenço. Então, se, hipoteticamente, eles tivessem me abordado com essa reunião que estão planejando, eu estaria numa posição extremamente desconfortável por causa do momento em que tudo aconteceu.”

Mike Portnoy fala sobre Anika Nilles

Mike Portnoy acrescentou dizendo que não sabia muito a respeito de Anika Nilles, a escolhida por Geddy Lee e Alex Lifeson para a turnê, mas que foi atrás de vídeos e gostou do que viu:

“Como todo mundo, assim que o anúncio foi feito, comecei a procurar vídeos dela no YouTube e a vi tocando com o Jeff Beck e fazendo aquele tipo de jazz fusion que ela faz. Ela é obviamente uma baterista incrível, então estou muito curioso para ver como vai soar.”

Rush deve voltar a fazer músicas novas

Recentemente, Geddy Lee admitiu que a ideia de criar novas composições tem ganhado força em suas conversas com o guitarrista Alex Lifeson. Embora o foco inicial das discussões tenha sido apenas a turnê comemorativa, a química entre os dois membros remanescentes parece estar ganhando força novamente.

Ao site Music Radar, ele afirmou:

“Minha intenção, antes de começarmos essa celebração da história do Rush, era compor algumas músicas. Eu imaginava que faria isso sozinho, não com o Alex, mas quando começamos a improvisar, comecei a ver a possibilidade de fazer algo com ele — mas tudo isso ficou em suspenso porque há muito trabalho. Há muito trabalho a fazer para esta turnê para sequer pensar nisso. Mas se conseguirmos sobreviver à turnê, voltar para o Canadá e descansar, quem sabe o que acontecerá, mas suspeito que alguma música acabará sendo lançada.”

Um dos pontos mais relevantes da declaração de Geddy foi justamente a menção à baterista Anika Nilles. O músico demonstrou grande entusiasmo com a chegada da musicista e sugeriu que ela poderá ser a colaboradora ideal não só nos shows, mas também em um ambiente de estúdio:

“Eu adoraria ver o que Anika Nilles consegue fazer em uma situação criativa.”

A turnê de reunião

Estados UnidosCanadá e México recebem a turnê de reunião do Rush entre junho e dezembro. A estreia será em 7 de junho no Kia Forum, em Los Angeles — o mesmo local onde ocorreu o último show com Neil Peart, em agosto de 2015.

Em nota à imprensa, Geddy Lee declarou:

“Depois de tudo o que aconteceu desde o último show, Alex e eu fizemos uma séria autoanálise e chegamos à conclusão de que sentimos muita falta disso. E que é hora de celebrar os 50 e poucos anos da música do Rush.”

+++ LEIA MAIS: Geddy Lee prevê músicas inéditas do Rush após turnê de reunião
+++ LEIA MAIS: Geddy Lee fala sobre turnê de reunião do Rush em nova entrevista: ‘Eu precisava fazer música novamente’
+++ LEIA MAIS: O grande desafio do Rush ao decidir voltar, segundo Alex Lifeson

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.
TAGS: alex lifeson, Dream Theater, Geddy Lee, Mike Portnoy, neil peart, rush