Chris Hemsworth teme impacto na carreira após revelar risco de Alzheimer
O Thor da Marvel diz que ficou receoso de expor fragilidades ao público e questionou se continuaria sendo visto como herói de ação
Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)
Chris Hemsworth, o Thor do Universo Cinematográfico da Marvel, voltou a falar sobre a decisão de tornar público seu risco genético de desenvolver Alzheimer e admitiu que temeu as possíveis consequências disso para sua imagem em Hollywood.
O ator descobriu que possui duas cópias do gene APOE4, associado a um risco significativamente maior da doença, durante as gravações da série documental Limitless With Chris Hemsworth, do National Geographic, em 2022. Segundo ele, essa combinação genética pode aumentar em até oito a dez vezes as chances de desenvolver Alzheimer no futuro.
Em entrevista ao The Guardian, Hemsworth relembrou a insegurança que sentiu antes de divulgar a informação. “Eu me perguntei se estava deixando as pessoas entrarem demais. Será que ainda acreditariam no astro de ação ou no personagem da Marvel? E eu queria que soubessem dos meus medos e inseguranças nesse nível?”, afirmou.
A questão se tornou ainda mais pessoal quando seu pai, Craig Hemsworth, foi diagnosticado com Alzheimer. A experiência motivou o ator a estrelar outro documentário, Chris Hemsworth: Road Trip to Remember (2025), centrado na relação dos dois. “Foi algo profundamente pessoal. Uma carta de amor ao meu pai. Deu a ele força por um período e estimulou memórias que estavam sendo levadas pela doença”, disse.
Desde então, Hemsworth relata que passou a ser abordado por desconhecidos que querem falar sobre o tema. Para ele, ainda existe um silêncio desconfortável em torno do Alzheimer. “As pessoas fingem que não está acontecendo, porque é muito desconfortável. Você sofre em silêncio. Falam sobre futebol, clima… mas ninguém pergunta: ‘Você está com medo?’”, comentou.
O diagnóstico do pai também influenciou o ritmo de sua carreira. O ator afirmou que diminuiu a intensidade de trabalho para priorizar a família. “Minha vontade de seguir em alta velocidade diminuiu. Fiquei mais consciente da fragilidade das coisas. Você começa a pensar: ‘Meu pai não vai estar aqui para sempre’. E meus filhos já têm 11 e 13 anos — aqueles momentos simples já estão passando.”
Apesar disso, Hemsworth já havia esclarecido que a pausa em projetos não teve relação direta com seu teste genético. Em entrevista anterior à Entertainment Weekly, em 2023, ele explicou que estava apenas exausto e queria passar mais tempo em casa. “Essas duas manchetes acabaram sendo ligadas, como se eu estivesse me afastando por causa da predisposição ao Alzheimer — o que não era o caso.”
O ator reconhece, porém, que a experiência em Limitless mudou sua forma de enxergar a vida. “Aquilo me fez pensar: ‘Nenhum de nós é invencível’. Você começa a fazer perguntas maiores e sente que precisa desacelerar para viver o presente.”
Hemsworth também fez questão de afastar interpretações alarmistas. “Foi algo positivo nesse sentido, mas acabou sendo dramatizado demais, como se eu fosse me aposentar por causa disso. E não é o caso.”
Fonte: EW
LEIA TAMBÉM: Jennifer Garner relembra briga com colega em cena: ‘mordi a orelha dele como Mike Tyson’