Overwatch passa por grande reformulação e ganha mais cinco novos heróis
Hero shooter da Blizzard marca recomeço com Temporada 1 do arco narrativo “Reinado da Talon” e introduz sistema de subfunções em 10 de fevereiro
Kadu Soares (@soareskaa)
Blizzard anunciou na última quarta, 4, uma reformulação completa de Overwatch 2. O jogo passará a se chamar apenas Overwatch, que, segundo a produtora, o hero shooter é “mais do que apenas um dígito” e será estruturado em arcos narrativos anuais, cada um com cerca de seis temporadas que apresentarão trechos da história por meio de eventos de tempo limitado e conteúdos multimídia. O anúncio foi feito em uma live no YouTube.
O primeiro arco, Reinado da Talon, traz cinco novos heróis já na próxima semana, em 10 de fevereiro, com o início da Temporada 1. A mudança marca uma tentativa de recomeço para o jogo, que não conseguiu atingir números próximos aos de seu antecessor desde o lançamento em 2022.
A contagem de temporadas também foi reiniciada, sinalizando um recomeço completo para a franquia. Claro, essa não é a primeira temporada de Overwatch 2 de fato, mas a nova numeração comunica ao público que o jogo passa por uma transformação significativa. “Não queremos que a mudança de nome seja apenas uma estratégia de marketing. Não é disso que se trata”, disse o diretor do jogo, Aaron Keller, ao GameSpot. “Queremos que os jogadores saibam: ‘Ok, aqui está o núcleo do jogo. Esta é nossa visão para ele.'” A Blizzard promete investir em novas formas de explorar o universo de Overwatch, com eventos do jogo, trailers de heróis, curtas animados, quadrinhos e mais conteúdos transmídia.
Domina (Tank), Emre (DPS), Anran (DPS), Mizuki (Suporte) e Jetpack Cat (Suporte) são os novos heróis prestes a estrear. O quinteto chega acompanhado de uma narrativa inédita que começa após Vendetta derrubar Doomfist e assumir o controle da Talon. Em vez de agir nas sombras, como a organização fazia até então, ele decide atacar diretamente a Overwatch, único obstáculo em seu caminho para a dominação mundial. Outros cinco personagens, ainda não revelados, chegarão ao longo de 2026, totalizando dez novos heróis durante o arco Reinado da Talon.
A chegada do quinteto também marca outra mudança significativa: os personagens agora terão subfunções que indicam papéis mais especializados no campo de batalha. A partir da Temporada 1, todos os heróis receberão subfunções além das funções já existentes — Dano, Tanque e Suporte — acompanhadas de uma nova habilidade passiva que complementa seu estilo de jogo.
A reformulação é uma aposta alta da Blizzard na tentativa de recuperar o momentum perdido desde o lançamento de Overwatch 2. O jogo enfrentou críticas ao longo de sua existência, especialmente após promessas não cumpridas de um modo PvE robusto que foi eventualmente cancelado.
Overwatch está disponível no modelo free-to-play para PC, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X, Xbox Series S, Xbox One e Nintendo Switch. Além disso, uma versão nativa para Nintendo Switch 2 foi anunciada para este outono, entre março e junho, aproveitando o lançamento do novo console da Nintendo para expandir a base de jogadores.
+++LEIA MAIS: Chappell Roan chega ao Fortnite após implorar por skin
+++LEIA MAIS: Vazamentos de ‘GTA 6’ podem atrasar lançamento da mídia física?